29.3 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

1930: nasce o maior torneio esportivo do mundo

Por Marcos Vinicius Cabral

A primeira Copa do Mundo teve o selo Jules Rimet de autenticidade, pois foi dele a fórmula não tão mirabolante que dividiu as 13 seleções em três grupos de três equipes e um de quatro.

Com isso, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, México, Iugoslávia, Paraguai, Peru, Romênia e os donos da casa, o Uruguai, cobiçariam a tão desejada taça em partidas disputadas em Montevidéu, nos estádios Pocitos, então do Peñarol, e no Parque Central, do Nacional.

Não houve uma abertura oficial porque os jogos Estados Unidos 3 a 0 Bélgica, no Parque Central, e França 4 a 1 México, no Estádio Pocitos, ocorreram no dia 13 de julho, às 15h.

O autor do primeiro gol da história dos mundiais foi do francês Lucian Laurent. A Seleção Uruguai não foi bem na estreia, e a vitória por 1 a 0 sobre o Peru não tirou a esperança da equipe celeste, que, em seguida, goleou a Romênia por 4 a 0 e aplicou um 6 a 1 na Iugoslávia na semifinal.

Já a Argentina venceu com dificuldades os franceses por 1 a 0, o México por 6 a 3 e a Iugoslávia por 6 a 1.

A decisão da Copa poria as duas mais regulares equipes frente a frente: Uruguai e Argentina, campeã e vice-campeã olímpicas.

E foi no Estádio Centenário – que ficou pronto com cinco dias de atraso e com o Mundial em andamento – que 93 mil pessoas assistiram à vitória suprema uruguaia por 4 a 2, conquistando assim seu primeiro triunfo. Aquele 30 de julho se tornaria feriado nacional em Montevidéu.

Briga entre cariocas e paulistas – O país que se tornaria detentor de cinco títulos mundiais, nem de longe demonstrou que um dia seria a potência que é hoje no esporte.

Uma briga entre cariocas e paulistas tornou o futebol brasileiro refém de preocupações fora das quatro linhas.

Com isso, a equipe brasileira fez uma campanha pífia em sua primeira competição importante. Desfalcados de craques como Friedenreich, Feitiço e Del Debbio, coube a Preguinho – atacante do Fluminense – marcar o primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo, na derrota por 2 a 1 para a Iugoslávia.

Com isso, um vexatório sexto lugar seria atatribuído à longa viagem de 15 dias de navio a Montevidéu, o inverno e a falta de uma boa preparação física.

Curiosidade – O primeiro gol da história em uma Copa do Mundo foi marcado pelo francês Lucient Laurent, aos 19 minutos do primeiro tempo, com um chute potente de Laurent, à direita do goleiro Bonfiglio.

Fato histórico – Getúlio Vargas assume o poder em novembro de 1930 e pôs fim à República Velha do eleito Julio Prestes.

País-sede – Uruguai

Classificação final – 

Uruguai – campeão
Argentina – vice-campeã
EUA – 3º lugar
Iugoslávia – 4º lugar
Chile – 5º lugar
Brasil – 6º lugar
Romênia – 7º lugar
França – 8º lugar
Paraguai – 9º lugar
Peru – 10º lugar
Bélgica – 11º lugar
Bolívia – 12º lugar
México – 13º lugar

Artilheiro da competição –

O argentino Guillermo Stábile – com exceção da estreia contra a França em que ficou na banco de reservas – balançou as redes em todas as outras partidas da competição. Mas mesmo sendo o artilheiro com oito gols, não conquistou o primeiro Mundial para a Argentina.

Craque da Copa – 

Nascido ainda no século XIX, em 26/11/1898, o uruguaio Hector Scarone era o mais velho do grupo uruguaio e conquistou o justíssimo apelido de El Mago, pelas atuações naquela Copa do Mundo.

Frase – 

“O único adversário que encontramos em Montevidéu não foi o 11 iugoslavo. Fi o frio, um frio atroz e ininterrupto”. (Theóphilo, craque brasileiro para explicar o motivo da desclassificação da seleção brasileira em entrevista ao jornal “A Crítica”).

A Zebra – 

Mesmo tendo perdido um pênalti no primeiro tempo, o Chile se agigantou perante os franceses e venceu por 1 a 0, gol de Guillermo Subiabre.

Bola

Chamada de Tiento, era dividida em 12 partes. Sua costura nada convencional e rígida obrigava os jogadores a usarem uma bandagem na cabeça para própria proteção.

Cobertura – O cinematógrafo – máquina à manivela que permitia captar as imagens, revelar o filme e depois também projetá-las em uma tela – foi desenvolvido pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière com a finalidade de cobrir o primeiro Mundial.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress