29.6 C
São Gonçalo
domingo, maio 5, 2024

São Gonçalo inicia vacinação de bebês contra covid-19 nesta segunda (21)

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informou que começa a vacinar os bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades contra o coronavírus nesta segunda-feira (21-11).

Segundo a Secretaria, para este público, o imunizante estará disponível nos cinco polos sanitário (Washington Luiz, Zé Garoto; Hélio Cruz, Alcântara; Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa; Augusto Sena, Rio do Ouro e Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina) e nas clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Na próxima quinta-feira (24), as unidades funcionam até 15h, devido à estreia da seleção brasileira nos jogos da Copa do Mundo no Catar. Aos sábados, a vacinação acontece nas duas clínicas, das 8h às 12h.

Para a vacinação dos bebês com comorbidades, os responsáveis têm que comprovar que as crianças pertencem a um dos segmentos definidos pelo Ministério da Saúde com laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descrição ou CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença ou condição de saúde, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) do usuário, assinado e carimbado, em versão original.

As comorbidades elencadas são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente, estágio 3 ou estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunocomprometidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de down e cirrose hepática.

Os documentos exigidos para a vacinação são: identidade ou certidão de nascimento para identificação da criança, além do CPF ou Cartão do SUS. Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, será necessário uma autorização por escrito dos mesmos acompanhada da documentação original. Não é necessário apresentar laudo de autorização médica para realização da vacina.

Sem vacina – Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação para as crianças de 3 e 4 anos está, temporariamente, suspensa por falta do imunizante e será retomada assim que novas doses forem entregues pelo Ministério da Saúde. Por enquanto, não há previsão.

Outras faixas– Para a população com mais de 5 anos, a Secretaria oferece 50 pontos para a vacinação contra o coronavírus de segunda a sexta, das 8h às 17h. No sábado, a imunização acontece nas clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 12h. A relação completa dos pontos pode ser conferida em www.saogoncalo.rj.gov.br.

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress