22.2 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 25, 2024

Cine&Manas retorna a Niterói com sessões de cinema gratuitas

Projeto itinerante visa democratizar o acesso ao cinema e promover produções audiovisuais realizadas por mulheres

CINE&MANAS VOLTA A NITERÓI
CINE&MANAS VOLTA A NITERÓI
Realizado pela Manas Produtora, o Cine&Manas é um projeto de distribuição de impacto itinerante que circula desde 2017 pela região metropolitana do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Neste mês de maio, o projeto Cine&Manas retorna a Niterói, oferecendo três sessões de cinema gratuitas, exibindo filmes nacionais produzidos por mulheres. As exibições ocorrerão no Complexo do Viradouro, no MACquinho e na Biblioteca do Engenho do Mato, trazendo o cinema a comunidades que raramente têm acesso a salas de exibição.

O Cine&Manas, organizado pela Manas Produtora desde 2017, tem como objetivo não só a exibição de filmes, mas também a realização de debates e atividades culturais que envolvem agentes e artistas locais, promovendo uma rica troca cultural. O projeto é apoiado por recursos destinados a Cinema Itinerante da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói, através da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Prefeitura de Niterói, Fundação de Artes de Niterói, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A programação começa no dia 18 de maio, às 17h, no Complexo do Viradouro, com a exibição de “Comida de Quintal”, dirigido por Camila Macedo. No dia 23 de maio, às 18h, no MACquinho, será exibido “Levante”, de Lillah Halla. A última sessão será no dia 31 de maio, às 18h, na Biblioteca Engenho do Mato, com uma mostra de curtas-metragens, seguida por rodas de samba e jongo.



continua depois da publicidade



Carolina Rodriguez, coordenadora de Comunicação do Cine&Manas, destaca a importância do projeto na democratização do acesso ao cinema: “O Cine&Manas é um projeto de exibição de impacto. O cinema é o nosso campo em disputa. Queremos que nossos filmes sejam vistos e queremos proporcionar isso à população que está longe das salas de cinema. É uma forma de democratizar o acesso e levar cultura para todos.”

Os filmes exibidos no Cine&Manas incluem recursos de acessibilidade, e todas as atividades posteriores aos filmes, como debates, contarão com tradução em libras.

Programação do Cine&Manas em Niterói:

  • 18 de maio, 17h: Exibição de “Comida de Quintal” no Complexo do Viradouro (Doaçu, Morro da União, Niterói).
  • 23 de maio, 18h: Exibição de “Levante” no MACquinho – Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa (Rua Nair Margem Pereira, 1 – Ingá, Niterói).
  • 31 de maio, 18h: Mostra de curtas-metragens na Biblioteca Engenho do Mato (Rua São Sebastião, Praça do Engenho do Mato, Niterói), seguida por rodas de samba e jongo.

Sobre os filmes:

  • “Comida de Quintal”: Dirigido por Camila Macedo, o curta-metragem nos convida a conhecer três mulheres que mantêm quintais urbanos produtivos em Belo Horizonte, explorando temas como afeto, comida e machismo.
  • “Levante”: Dirigido por Lillah Halla, o filme conta a história de Sofia, uma jovem jogadora de vôlei que enfrenta um grupo fundamentalista após descobrir uma gravidez indesejada.

O projeto Cine&Manas é uma iniciativa fundamental para a difusão da produção audiovisual feminina no Brasil, enfrentando desafios como a centralização das salas de cinema e a competitividade com produções de alto orçamento. O retorno do projeto a Niterói é um passo importante na promoção da equidade e inclusão no campo cultural.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress