21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

São Gonçalo abre 512 vagas para castração de cães e gatos

Cirurgias são realizadas gratuitamente nos dois centros de atendimentos veterinários

São Gonçalo abre mais 512 vagas para castração de cães e gatos
São Gonçalo abre mais 512 vagas para castração de cães e gatos
Os agendamentos não valem para cães e gatos braquicefálicos e raças pequenas (Foto: Julio Diniz)

Os dois centros de atendimento veterinário municipais (Cavems) localizados em Mutuá e Alcântara, em São Gonçalo, estão oferecendo 512 vagas para castração de cães e gatos. As vagas estão divididas igualmente entre as duas unidades, com 256 vagas disponíveis em cada uma. Os interessados podem se candidatar para os próximos dois períodos de castração, que ocorrerão de 20 a 24 de maio e de 27 a 29 de maio. É importante observar que no dia 30 de maio, feriado de Corpus Christi, as unidades não estarão em funcionamento.

Os tutores devem realizar o pré-agendamento nas unidades ou através do aplicativo Colab, onde as vagas já estão disponíveis. No dia agendado, é necessário comparecer com 10 minutos de antecedência, levando consigo a documentação requerida. Retroceder datas e horários não será possível.

Para a castração, os tutores devem estar disponíveis em dois dias. No primeiro, é feita a entrega dos documentos e é emitido um pedido para um hemograma completo, que deve ser apresentado no dia da cirurgia. O segundo dia é reservado para a realização da cirurgia, com data marcada na entrega dos documentos.



continua depois da publicidade



Os requisitos para o cadastro incluem ser morador de São Gonçalo, ter mais de 18 anos e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador pode cadastrar um animal por mês. Os animais devem ter entre seis meses e sete anos de idade, e para cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo de 25 quilos.

É importante observar que não são realizadas cirurgias em animais braquicefálicos e raças pequenas específicas, como pinscher, yorkshire, shitzu, pug, buldogue francês/inglês, entre outros. O horário de funcionamento dos Cavems é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Além disso, os protetores de animais também têm direito a cadastrar um animal por mês. Eles devem preencher uma ficha de cadastro na Vigilância Sanitária, localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, no bairro Boa Vista, antes de seguir para as unidades.

Por orientação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, é solicitado o hemograma completo dos animais que passarão pela castração, a ser apresentado no dia da cirurgia. Isso visa prevenir complicações durante o procedimento caso o animal tenha alguma doença pré-existente não detectada clinicamente.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress