23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 4, 2024

Dia Internacional da Síndrome de Down será comemorado com teatro virtual em Niterói

A peça pretende dar visibilidade ao potencial dos artistas teatrais com deficiência (Foto: Divulgação)

O grupo Instituto Teatro Novo realiza entre os dias 18 a 21 de março, a primeira edição do Festival Teatro Nosso, que será uma apresentação virtual no Teatro Municipal de Niterói, no Centro.

A ideia surgiu da possibilidade de dar visibilidade ao potencial dos artistas teatrais com deficiência, convidando projetos artísticos do Rio de Janeiro que trabalham com arte inclusiva para se apresentarem numa programação on-line no Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorada no próximo dia 21.

Viabilizado pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, a programação vai trazer o debate sobre o capacitismo no teatro na vida das pessoas com deficiência.

“A inclusão da arte no dia a dia de pessoas com deficiência intelectual transforma a vida delas completamente”, revela o psicólogo Rubens Emerick Gripp, que dirige o Instituto Teatro Novo e é especializado em Psicologia Clínica e Educacional, com mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ele explica que criar espetáculos com assuntos que não fazem parte da vida das pessoas com deficiência – meio ambiente e doenças como o câncer, por exemplo – faz com eles parem para pensar e organizem o próprio pensamento.

Outro ponto importante nas atividades no grupo de teatro é a convivência com seus iguais. Isso faz com que eles aprendam a respeitar uns aos outros, a esperar a vez, e a viver em grupo.

O teatro traz muitos benefícios para a vida das pessoas, e as com deficiências traz uma reflexão importante para sociedade:

“As pessoas que não têm deficiência não costumam parar para ouvir e dar atenção para os deficientes; mas, assistindo a um espetáculo feito por eles, elas ouvem. Então, é uma mudança de eixo nas relações”, destaca Gripp.

A programação do festival será aberta com uma live reunindo artistas participantes do festival num painel temático sobre “Capacitismo no Teatro”, às 20h, nos canais do Instituto Teatro Novo no Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o Instituto Teatro Novo

O grupo é uma organização não governamental sem fins lucrativos que realiza ações socioculturais voltadas para pessoas com deficiência, em especial deficiência intelectual como autismo e Síndrome de Down.

Seus projetos são voltados para inclusão, cidadania, empoderamento, empreendorismo, anticapacitismo e bem-estar das pessoas com deficiência, em linguagem simples e acessível.

Dirigido e coordenado por Rubens Emerick Gripp, formado e especializado em Psicologia Clínica e Educacional, e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.

Oferecendo oficinas no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, e no AeroClube em Charitas Niterói, com uma média de 60 alunos.

Essas oficinas são núcleos de teatro-escola com alunos com deficiência intelectual, que encenam, semanalmente, apresentações abertas ao público, servindo de referência a professores e estudantes.

Atualmente, desde do início da pandemia do Covid-19, as aulas das oficinas de teatro têm acontecido de forma remota.

O grupo teatral é composto por atores com deficiência intelectual, na maioria com Síndrome de Down, que vem se apresentando em vários espetáculos teatrais já criados, contabilizando mais de 50 peças ao longo desses anos de existência.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress