24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Maricá: Feira da Agricultura Familiar homenageia mês das mães

Evento contou com oferta de produtos orgânicos, gastronomia artesanal, plantas e venda de artesanato

Feira da Agricultura Familiar em Araçatiba homenageia mês das mães
Feira da Agricultura Familiar em Araçatiba homenageia mês das mães
A Feira da Agricultura Familiar acontece todo primeiro sábado do mês na Praça agroecológica de Araçatiba (Foto: Elsson Campos)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, promoveu, neste sábado (4), uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar em homenagem ao mês das mães. A feira, que acontece na Praça Agroecológica, em Araçatiba, reuniu cerca de 40 expositores e ofereceu uma variedade de produtos orgânicos, gastronomia artesanal, plantas e artesanato. O evento é uma forma de celebrar o Dia das Mães e apoiar a agricultura local.

Os visitantes puderam desfrutar de serviços especiais oferecidos por apoiadores da Ong Grupo Amigo Animal, como liberação muscular, massagem relaxante, depilação, sobrancelhas e orientação jurídica para as mães presentes. O evento também contou com o Caminhão do Peixe, que vende pescado a preços até 40% mais baixos do que no comércio local.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, Mariana Príncipe, destacou a importância da Feira da Agricultura Familiar para o desenvolvimento da agricultura local e para a promoção de produtos naturais sem agrotóxicos. “Essa feira é muito importante para os agricultores locais e para as famílias conhecerem e apreciarem os produtos naturais”, disse Mariana.

Durante o evento, houve uma roda de conversa com profissionais do projeto Baldinho do Bem, abordando questões relacionadas à compostagem e reutilização de resíduos orgânicos. Além disso, uma oficina foi realizada pela equipe da Cooperar sobre o plantio sem agrotóxicos, com a distribuição de mudas e sementes aos participantes.

A feira é também um espaço para a comunidade se encontrar e socializar. Lúcia Duarte, moradora do Caxito, esteve presente com sua filha Bianca e elogiou a iniciativa. “Sempre frequentamos as feiras. Gosto de vir sempre, pois consigo apresentar diferentes produtos para ela”, afirmou Lúcia.

Edson Ribeiro, morador de Araçatiba, ressaltou a importância da feira para oferecer uma alimentação saudável e promover o convívio social. “Sempre aproveito para comprar meus legumes, conversar e ouvir música boa”, declarou Edson.

A Feira da Agricultura Familiar é realizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e acontece todo primeiro sábado do mês na Praça Agroecológica de Araçatiba. Além disso, a feira ocorre no segundo sábado do mês em frente à Praça do Barroco, em Itaipuaçu, e no terceiro sábado em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop), no Centro de Maricá.

Esta edição especial da feira reforça o compromisso da Prefeitura de Maricá com a agricultura familiar e com a promoção de eventos culturais que valorizam a comunidade e suas tradições. Com uma ampla oferta de produtos e serviços, a Feira da Agricultura Familiar em Araçatiba continua a ser um importante ponto de encontro para moradores e visitantes da cidade.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress