23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Feira de adoção de cães e gatos acolhe 12 animais em novos lares

A feira aconteceu neste sábado (4) em Itaipuaçu

Proteção animal promoveu feira de adoção de cães e gatos em Itaipuaçu
Proteção animal promoveu feira de adoção de cães e gatos em Itaipuaçu
Antes de serem doados, os animais passam por processo de aplicação de vermífugo e os adultos são castrados (Foto: Elsson Campos)

A Secretaria de Proteção Animal da Prefeitura de Maricá realizou neste sábado uma feira de adoção de cães e gatos na Praça do Barroco, em Itaipuaçu, resultando em 12 adoções bem-sucedidas. Dos animais que ganharam novos lares, nove eram cachorros e três eram gatos, todos resgatados das ruas ou disponibilizados por cidadãos. A iniciativa faz parte de uma campanha de adoção mais ampla, realizada em conjunto com protetores e voluntários do município.

Jennifer Monteiro, responsável pela organização da feira, destacou a importância dessas ações para diminuir o número de animais nas ruas e promover a adoção responsável. “A campanha de adoção ajuda a reduzir a quantidade de animais na rua, porque os protetores resgatam os animais, mas muitas vezes não conseguem mantê-los. As feiras também oferecem a chance para as pessoas encontrarem uma companhia, se apaixonarem e levarem um amigo para casa”, explicou Jennifer.

Antes de serem adotados, os animais passam por um processo de aplicação de vermífugo e os adultos são castrados. A Secretaria de Proteção Animal também oferece a castração de filhotes adotados a partir dos seis meses de idade. Este processo garante que os animais estejam saudáveis e prontos para se integrarem a um novo lar.



continua depois da publicidade



O morador Luís Tadeu Santos, de 66 anos, adotou um dos animais e comentou sobre a alegria de dar um lar a um amigo peludo. “Já acompanho a feira de adoção há algum tempo. Tenho um cachorrinho que já está com quatro anos, e ele acaba ficando sozinho o dia todo porque eu trabalho. Agora ele terá um companheiro para compartilhar o tempo”, disse Luís Tadeu.

Para quem não pôde comparecer à feira em Itaipuaçu, a campanha de adoção também é disponibilizada on-line pelas redes sociais da Secretaria de Proteção Animal. Interessados em adotar um cão ou gato podem entrar em contato pelas redes sociais da Secretaria de Proteção Animal de Maricá, ou pelo WhatsApp (21) 97556-7695, das 8h às 17h.

Além das feiras de adoção, a Secretaria de Proteção Animal, em parceria com a ONG Rio Ecopet, desenvolve uma campanha de sustentabilidade para recolher tampinhas plásticas e lacres de alumínio e trocá-las por ração para cães e gatos de protetores cadastrados no município, bem como para animais de rua. A iniciativa visa também contribuir para a preservação do meio ambiente e conta com o apoio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e Cidade Sustentável, além da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar). A meta é recolher cerca de uma tonelada de tampinhas plásticas por mês.

A feira de adoção de cães e gatos e as campanhas associadas representam esforços significativos para abordar a questão dos animais de rua e promover a sustentabilidade em Maricá. Com a colaboração da comunidade, a cidade espera continuar a fazer progressos nesse importante trabalho de proteção animal e responsabilidade ambiental.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress