23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 24, 2024

Niterói inaugura UMEI na Ponta D’Areia em maio

Serão 120 novas vagas para crianças da região

UMEI da Ponta D'Areia deve ser inaugurada em maio
UMEI da Ponta D'Areia deve ser inaugurada em maio
A UMEI será um complemento ao sistema de educação para crianças na região (Foto: Lucas Benevides)

O prefeito de Niterói, Axel Grael, ao lado do secretário municipal de Educação, Bira Marques, visitou a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da Ponta D’Areia nesta sexta-feira (3), para acompanhar a vistoria final antes da inauguração prevista para este mês. A nova unidade, que deve abrir cerca de 120 vagas para crianças do bairro, é uma resposta à crescente demanda por vagas na educação infantil na região.

Localizada ao lado da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, a UMEI complementa a estrutura educacional da Ponta D’Areia. Com a nova unidade, as famílias terão acesso a um sistema de educação infantil mais amplo, com aulas para crianças do ensino fundamental, creches e uma área dedicada ao ensino infantil. A Prefeitura de Niterói investiu R$ 2,8 milhões na construção da UMEI.

O prefeito Axel Grael falou sobre a importância do projeto para a cidade. “Vamos entregar quatro escolas, oferecendo cerca de 600 novas vagas para a cidade de Niterói. Estamos trabalhando para entregar essa escola ainda este mês, levando em consideração as áreas onde há mais necessidade. Com muito empenho, vamos poder oferecer o melhor serviço para a nossa população!”, disse o prefeito.



continua depois da publicidade



A nova UMEI contará com seis salas, sendo cinco para aulas gerais e uma equipada com recursos multidisciplinares. A obra, realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (EMUSA), também inclui um refeitório com cozinha e despensa, área verde, quadra e recursos de acessibilidade. A estrutura está recebendo os últimos retoques, como colocação de revestimentos internos e pintura.

O secretário de Educação, Bira Marques, destacou a ampliação da rede municipal de educação. “É muito gratificante cumprir nosso compromisso de ampliar a oferta de vagas nesta região. Além da Ponta D’Areia, outros bairros de Niterói também serão contemplados com novas unidades. Além disso, também homologamos nosso concurso público para aumentar o número de profissionais da educação pública de Niterói”, explicou o secretário.

A inauguração da UMEI da Ponta D’Areia faz parte de um plano mais amplo para expandir a rede municipal de educação em Niterói. A UMEI de Jurujuba, que será inaugurada neste mês, oferecerá 140 vagas e contará com acessibilidade, placas de energia solar, elevador e outras características sustentáveis.

Outro projeto em fase final de construção é a UMEI do Barreto, com 250 vagas para a Educação Infantil. Além de ser um centro de treinamento para os Jogos Escolares de Niterói (JEN), a unidade abrigará um polo de tecnologia e conhecimento, com clubes de robótica, matemática e ciências, além de um centro de formação continuada para os profissionais da educação de Niterói. A Zona Norte também terá uma nova UMEI no Fonseca, que está sendo reformada para atender, em tempo integral, mais 120 estudantes da rede municipal.

Com a expansão das unidades escolares, a Prefeitura de Niterói busca garantir que nenhuma criança fique sem acesso à educação, criando oportunidades para um futuro melhor.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress