24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Iniciativas de Segurança Alimentar de Maricá são selecionadas pelo Ministério da Agricultura

Baldinho do Bem e Fábrica de Desidratados são classificadas como experiências inspiradoras e serão disponibilizadas no site da Fiocruz

Iniciativas de segurança alimentar de Maricá são selecionadas pelo Ministério da Agricultura
Iniciativas de segurança alimentar de Maricá são selecionadas pelo Ministério da Agricultura
O objetivo é identificar e divulgar experiências que possam incentivar políticas públicas por meio de relatos inspiradores (Foto: Marcos Fabrício)

A Prefeitura de Maricá foi reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) por seus projetos inovadores em segurança alimentar. Duas iniciativas da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento foram selecionadas pela chamada pública federal nº 09/2023, feita em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). O “Baldinho do Bem” e a “Fábrica de Desidratados Prefeito Édio Muniz” foram classificados como experiências inspiradoras e serão disponibilizados no site da Fiocruz, promovendo sistemas agroalimentares saudáveis, sustentáveis e justos.

Esses projetos foram reconhecidos por sua abordagem inovadora para incentivar a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis. Ao todo, 47 experiências de todo o Brasil foram selecionadas no edital, e os dois projetos de Maricá se destacaram por sua capacidade de inspirar outras políticas públicas.

O “Baldinho do Bem” é um projeto de compostagem que ajuda a reciclar resíduos de alimentos crus (Foto: Clarildo Menezes)

O “Baldinho do Bem” é um projeto de compostagem que envolve 1.200 voluntários cadastrados, que colocam resíduos de alimentos crus em baldes distribuídos pela Secretaria. Em troca, eles recebem produtos colhidos na praça, como hortaliças, legumes, frutas, ervas e pimentas, ou alimentos da Fábrica de Desidratados. Desde o início do projeto, em março de 2023, mais de 7,8 toneladas de alimentos foram compostadas. O material recolhido é transformado em adubo para produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá e em hortas espalhadas pelo município. Esses alimentos, livres de agrotóxicos, são disponibilizados gratuitamente para moradores e turistas.

A “Fábrica de Desidratados”, localizada em Ubatiba, compra semanalmente cerca de 1.300 kg de bananas, aipim e batata-doce de 31 produtores locais. As bananas são desidratadas e o aipim e a batata-doce são processados para prolongar seu tempo de validade. A iniciativa garante aos agricultores locais uma maior janela de comercialização de seus produtos, beneficiando a economia local. Os alimentos desidratados são entregues em escolas públicas, hospitais municipais, instituições sem fins lucrativos e projetos sociais, além de serem vendidos em feiras e eventos.

Mariana Príncipe, secretária de Agricultura de Maricá, celebrou a inclusão dos projetos no edital, destacando o reconhecimento nacional e internacional das políticas públicas de Maricá em favor da alimentação saudável e sustentável. Ela também ressaltou que a documentação do “Baldinho do Bem” e da “Fábrica de Desidratados” estará disponível para que outros municípios possam replicar essas iniciativas.

Essa seleção representa um importante marco para a cidade de Maricá, comprovando a eficácia de seus projetos de segurança alimentar e servindo de inspiração para outras cidades que desejam implementar sistemas agroalimentares mais saudáveis e sustentáveis

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress