23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Maricá celebra Dia do Trabalhador com diversas atividades gratuitas

Iniciativa aconteceu na Praça Orlando de Barros Pimentel com oferta de orientação jurídica, psicológica, prestação de serviços de saúde e lazer

Prefeitura de Maricá celebra Dia do Trabalhador com diversas atividades gratuitas no Centro
Prefeitura de Maricá celebra Dia do Trabalhador com diversas atividades gratuitas no Centro
As atividades aconteceram simultaneamente em diversas tendas montadas na praça central (Foto: Katito Carvalho)

A Prefeitura de Maricá comemorou o Dia do Trabalhador com um evento especial na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A iniciativa ofereceu uma série de serviços gratuitos, incluindo orientação jurídica, atendimento psicológico, prestação de serviços de saúde, atividades esportivas e culturais, além de cortes de cabelo e design de sobrancelhas. O evento contou com a presença de diversas autoridades e atraiu centenas de moradores da cidade.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participou das festividades e ressaltou a importância do Dia do Trabalhador como um momento de reflexão e celebração da luta da classe trabalhadora. “É muito importante termos simbolicamente esse dia sempre como um dia de reflexão. É por isso que estamos aqui hoje, neste evento celebrativo, mostrando também que Maricá é uma cidade que incrementa políticas permanentes para colocar o mundo do trabalho como protagonista da construção de uma cidade”, disse o prefeito.

O secretário de Trabalho, Alessandro Coutinho, explicou que o evento foi planejado para unir os serviços da Prefeitura em um único local e atrair famílias para comemorar o Dia do Trabalhador. “Alguns órgãos da Prefeitura estão aqui para fornecer esses serviços que algumas pessoas não podem utilizar durante a semana. Tudo isso é muito importante para nós. Essa é a forma como queríamos homenagear o trabalhador”, afirmou o secretário.



continua depois da publicidade



Os moradores que passaram pela praça puderam se cadastrar para vagas de emprego, obter informações sobre cursos do programa Qualifica Maricá e aproveitar serviços de saúde, como vacinação contra gripe, aferição de pressão arterial e teste de glicose. O evento também contou com uma programação especial para crianças, com parque infantil e bonecos temáticos.

Para os interessados em beleza e bem-estar, o Instituto Embelleze ofereceu serviços de corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas. A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento distribuiu mudas e bananas desidratadas para os visitantes. O evento também contou com tecnologia de realidade virtual, videogames e jogos interativos do Laboratório Móvel do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Além disso, houve apresentações culturais, como uma dança do ventre realizada por alunos da Casa da Terceira Idade, e uma aula de zumba aberta ao público. Amarildo Ribeiro, secretário de Políticas para a Terceira Idade, destacou a importância de incluir a terceira idade nas celebrações. “O nosso objetivo hoje é fazer uma festa com os trabalhadores, e com quem já trabalhou e produziu muito nesse país, que é a nossa terceira idade”, disse Amarildo.

Clauder Peres, secretário de Políticas Inclusivas, explicou que a iniciativa visa aproximar a população dos serviços municipais. “Podemos levar para as pessoas os serviços que já dispomos e executamos, que muitas vezes elas não sabem onde encontrar. Maricá é uma cidade que oferta muitas oportunidades, que são fundamentais para a inclusão social”, afirmou Clauder.

Moradores que participaram do evento elogiaram a iniciativa da Prefeitura. Maria Inês Mota, de 58 anos, destacou a importância de valorizar o trabalhador. “Acho que as atividades da festa são muito válidas. O trabalhador precisa ser valorizado”, disse Maria Inês. Wilson Andrade, de 43 anos, levou a família para a festa e aproveitou para se vacinar contra a gripe. “Esse tipo de celebração é muito importante para a classe trabalhadora. Está tudo muito bonito”, elogiou Wilson.

O evento do Dia do Trabalhador em Maricá foi uma iniciativa bem-sucedida, unindo serviços públicos, atividades culturais e oportunidades para a população. A Prefeitura de Maricá está comprometida em continuar promovendo eventos que valorizem a classe trabalhadora e incentivem a inclusão social.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress