19.8 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Inscrições para concurso artístico da Luta Antimanicomial em Maricá são prorrogadas

Inscrições serão aceitas até a próxima sexta-feira (03)

Inscrições do concurso artístico da Luta Antimanicomial são prorrogadas até esta sexta-feira (03/05)
Inscrições do concurso artístico da Luta Antimanicomial são prorrogadas até esta sexta-feira (03/05)
Desenhos podem ser entregues nos Caps ou nas USF, seguindo o tema “Resistência e liberdade: o cuidado é na cidade” (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, prorrogou as inscrições para o concurso artístico da Semana da Luta Antimanicomial até esta sexta-feira (03). O objetivo é incentivar a participação de mais pessoas na campanha que promove o cuidado em liberdade para pessoas com sofrimento psíquico. O tema do concurso é “Resistência e liberdade: o cuidado é na cidade”.

Para participar, é necessário elaborar um desenho em folha de tamanho A4, seguindo o tema da campanha, e entregá-lo em um dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ou nas Unidades de Saúde da Família (USF). Nos locais de entrega, há fichas de inscrição para preenchimento, que devem ser depositadas junto com o desenho na caixa de inscrição.

Flyer oficial de divulgação do concurso (Foto: Divulgação)

A iniciativa busca unir arte e bem-estar psíquico, incentivando a adesão à campanha e destacando a importância da Luta Antimanicomial, que defende a liberdade e os direitos das pessoas com sofrimentos psíquicos. Após o término das inscrições, uma comissão organizadora selecionará 20 desenhos para uma votação popular, que acontecerá entre 07 e 10 de maio por meio de um formulário digital, disponível nas redes sociais e no site da prefeitura. A arte mais bem votada será utilizada no cartaz de divulgação da intervenção cultural da Luta Antimanicomial e o vencedor receberá uma premiação simbólica.



continua depois da publicidade



Além do concurso artístico, a Semana da Luta Antimanicomial em Maricá contará com diversas atividades para promover a conscientização sobre o tema. Em 17/05, haverá o Cine-Fórum “O que você busca ao ser antimanicomial?” no Cine Henfil, com a exibição do filme “Em Busca de Judith” e um fórum de atenção psicossocial para discutir a saúde mental.

Os interessados em participar do concurso artístico têm até esta sexta-feira para entregar seus desenhos. Os locais para entrega dos trabalhos incluem Caps e USF distribuídos por toda a cidade, como o Caps Álcool e Drogas, Caps Infantojuvenil, Caps 3, além de várias Unidades de Saúde da Família em diferentes bairros.

A Luta Antimanicomial é um movimento crucial que promove o cuidado em liberdade e a desinstitucionalização de pessoas com sofrimento psíquico, garantindo seus direitos fundamentais. O movimento originou-se na década de 1980 como resposta aos abusos e violências cometidos nos manicômios, culminando na Reforma Psiquiátrica no Brasil e no desenvolvimento dos serviços de atenção psicossocial baseados no respeito e inclusão. A Semana da Luta Antimanicomial em Maricá é parte desse esforço contínuo para promover a conscientização e a mobilização em torno da saúde mental.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress