29.2 C
São Gonçalo
quarta-feira, maio 1, 2024

Falha humana na aplicação de vacina contra raiva pode ter causado a morte de dez cães em Magé

A vacinação de todos os casos de mortes dos bichinhos aconteceram em um único posto de Magé, durante a campanha para imunização contra raiva (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Magé, na Baixada Fluminense, abriu uma sindicância para investigar denúncias de que alguns bichos de estimação tiveram reações à vacina antirrábica aplicada no município. Dez animais teriam morrido após tomar o suposto imunizante.

Segundo a administração municipal, a vacinação de todos os casos de reações e mortes dos bichinhos aconteceram em um único posto de Magé, durante a campanha para imunização contra raiva, no sábado (04).

De acordo com a secretaria, no âmbito da sindicância, seringas, outros insumos e instrumentos usados no processo de vacinação do posto – que normalmente seriam descartados – foram recolhidos e levados para análise. Os corpos dos animais também passarão por autópsia.

Uma análise preliminar do município indica que a reação nos bichos pode ter sido causada por “falha humana”. Depoimentos colhidos pela administração de Magé sugerem que o líquido aplicado nos animais possa ter sido insulina, em vez do imunizante.

A prefeitura informou, ainda, que “se forem confirmadas as suspeitas, os agentes que atuaram na unidade serão exonerados e todos os documentos do processo administrativo serão encaminhados às autoridades policiais para a responsabilização penal”.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress