23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Alunos de Maricá participam do “Piquenique Literário” na Lagoa de Araçatiba

Projeto contou com atividades de incentivo a leitura e ciranda de roda

Alunos de Maricá participam do projeto “Piquenique Literário”
Alunos de Maricá participam do projeto “Piquenique Literário”
Estudantes da escola municipal Benvindo Taques Horta realizaram atividades de incentivo a leitura e ciranda de roda (Foto: Clarildo Menezes)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (30) mais uma edição do projeto “Piquenique Literário – Ubatiba que lê” para os alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Benvindo Taques Horta, localizada em Ubatiba. O evento aconteceu na Lagoa de Araçatiba e proporcionou às crianças uma série de atividades de incentivo à leitura e ciranda de roda, entre outras atividades recreativas.

Os estudantes participaram de brincadeiras, como a do João Sapateiro, dançaram ao som da música “Yapo” e ouviram histórias narradas pela professora Jaqueline Santos. O ambiente ao ar livre permitiu uma experiência diferente para as crianças, aproximando-as da natureza enquanto exploravam a literatura de forma divertida.

O diretor geral da escola, Guilherme Muniz, destacou os benefícios do projeto para o aprendizado dos alunos. Segundo ele, a iniciativa, realizada anualmente pela escola, tem impacto positivo no desempenho acadêmico dos estudantes. “O principal neste projeto é a aprendizagem dos alunos e a questão social. O exercício da escrita e leitura enriquece a imaginação, a criatividade se fortifica e faz com que as crianças leiam, exercitem e depois levem para a sala de aula o que aprenderam”, afirmou Guilherme.



continua depois da publicidade



A escolha do local para o “Piquenique Literário” foi elogiada pela professora Jaqueline Santos, que acredita que o contato com a natureza pode melhorar o desenvolvimento escolar das crianças. “Aqui é um momento que eles gostam de desfrutar da leitura, pois estão em um ambiente perto da natureza. O livro que fizemos a leitura para eles, vamos também reproduzir através de desenhos e produção textual”, explicou Jaqueline.

Os alunos também expressaram sua satisfação com o evento. Lívia Souza, de 7 anos e estudante do segundo ano, disse que gostou especialmente da “história da mentira” contada pela professora. “Eu gostei muito de tudo. A tia Jaque colocou música para a gente dançar, contou a história da mentira, leu livro e agora a gente vai lanchar. Eu gostei e quero voltar mais vezes aqui”, comentou Lívia.

O projeto “Piquenique Literário” faz parte das iniciativas da Secretaria de Educação de Maricá para incentivar a leitura entre os alunos do ensino fundamental e promover a interação social em ambientes ao ar livre. A iniciativa tem sido bem recebida por professores, estudantes e familiares, e pretende continuar promovendo o prazer da leitura e da convivência ao longo do ano.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress