24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Niterói promove aulas de educação ambiental para crianças

Prefeitura realizou ação a bordo de embarcação na Enseada de Jurujuba

Prefeitura de Niterói promove aulas de educação ambiental para crianças a bordo de embarcação na Enseada de Jurujuba
Prefeitura de Niterói promove aulas de educação ambiental para crianças a bordo de embarcação na Enseada de Jurujuba
Os "pequenos cientistas" produziram, junto com os monitores, um relatório com as análises de dados coletadas do ecossistema e aprenderam sobre a Baía de Guanabara (Foto: Duda Menegassi)

A Prefeitura de Niterói está promovendo aulas de educação ambiental para crianças a bordo de uma embarcação na Enseada de Jurujuba. A primeira expedição contou com a participação de 40 alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói, que tiveram a oportunidade de aprender sobre a Baía de Guanabara e o ecossistema local. As aulas fazem parte do projeto de Inventário da Biodiversidade Faunística da Bacia Hidrográfica Contribuinte da Enseada de Jurujuba, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

Durante a atividade, apelidada de “pequenos cientistas”, os alunos participaram de aulas lúdicas com biólogos, onde aprenderam sobre a fauna que habita a enseada e a importância da preservação do meio ambiente. Eles também participaram de experimentos práticos, utilizando instrumentos para medir a velocidade do vento, a qualidade da água, e observar os animais marinhos com monóculos. Além disso, os alunos produziram um relatório com as análises dos dados coletados durante o passeio.



continua depois da publicidade



O projeto é financiado pelo governo federal, com um investimento de R$ 1,8 milhão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é criar um catálogo de espécies animais dos seis bairros que compõem a Enseada de Jurujuba e promover a educação ambiental entre a comunidade local. Entre os parceiros do projeto estão o Instituto Moleque Mateiro e a empresa de consultoria ambiental Piper 3D.

O secretário de Meio Ambiente de Niterói, Rafael Robertson, destacou a importância do projeto para a conscientização ambiental entre as crianças, ressaltando que elas poderão compartilhar o conhecimento adquirido com suas famílias e se tornarem multiplicadoras de boas práticas ambientais. Além das aulas a bordo, os alunos terão a oportunidade de apresentar os resultados de seus trabalhos em uma exposição aberta ao público, que contará com fotos, vídeos e pinturas produzidas durante as expedições.

O projeto de educação ambiental também é inclusivo, com atividades adaptadas para alunos com necessidades especiais. Na primeira aula a bordo, seis crianças com deficiência participaram das atividades, acompanhadas por monitores especialmente treinados para auxiliá-las.

O projeto deve envolver 600 alunos, professores e assistentes do 3° e 4° anos do Ensino Fundamental de três escolas municipais da região. No final do projeto, após as atividades práticas, os alunos visitarão a exposição do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre a biodiversidade da Baía de Guanabara.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress