29.3 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

Táxis de Niterói vão mudar de cor e passarão a ser pretos

A mudança de cor dos veículos é para gerar uma economia no bolso do taxista que tem que pintar o carro comprado (Foto: Divulgação)

Foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 372/2021 que autoriza a mudança da cor azul dos táxis de Niterói para a cor preta. A alteração é uma reivindicação antiga dos trabalhadores que, por meio do Sindicato dos Taxistas de Niterói (SindTaxi), e vai para segunda discussão na segunda semana de novembro, o que deverá virar efetivamente uma lei municipal.

O presidente do SindTaxi, Celso Wermelinger, explicou que o pedido da alteração da cor é para garantir economia para a classe que conta com 1.906 taxistas.

A cor ‘azul báltico’ não existe de fábrica, então os taxistas precisam mandar pintar o veículo nessa cor específica. Essa pintura gira em torno de R$ 1.500 a R$ 3 mil e trocando para a cor preta, todas as montadoras oferecem veículos nessa tonalidade.

Para essa troca o taxista terá 10 anos para se adaptar e o tempo é justamente o que a Prefeitura de Niterói exige como tempo de vida útil para o ‘carro da praça’. “Não é porque foi aprovado que amanhã o taxista terá que trocar para a cor preta. Está bem flexível. E esse é o tempo que a prefeitura exige para os carros. Nós pedimos auxílio para o líder do governo por meio de uma demanda antiga dos trabalhadores”, explicou o representante da categoria.

O próprio Andrigo de Carvalho (SDD), líder do governo e autor do projeto, explicou que a emenda foi aprovada em plenária. “A cor ‘azul báltico’, disposta na legislação de regência, não integra mais a paleta de cores dos veículos comercializados pelas montadoras em atuação no país. A cor dos veículos dos prestadores do serviço de táxi no município de Niterói será padronizada na cor preta, especialmente, na cor ouro negro, que é adotada pela grande maioria das montadoras, gerando uma economia financeira para o setor dos táxis”, comemorou.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress