27.1 C
São Gonçalo
domingo, maio 5, 2024

Projeto de vereadora sobre carteira de autista é instituído em Tanguá

A vereadora disse que o usuário da carteirinha poderá obter prioridades e atendimentos exclusivos, seja no setor privado ou público (Foto: Rede Social)

Assegurar atenção especial, pronto atendimento e prioridade para os moradores com transtorno do espectro autista (Tea) no acesso aos serviços públicos e privados, foi o que motivou a vereadora Márcia Matos (PSL) a criar o projeto de lei que começa a ser instituído nesta segunda-feira (07) na sede do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), localizado no Centro de Tanguá: o cadastro para a produção das carteiras de identificação de pessoas com autismo.

“Pode até parecer pouco, mas uma carteirinha, para quem tem alguma criança autista no seio familiar, é muito. Essa sanção é muito importante para a cidade e ao mesmo tempo para pais, mães, tios, tias, avós, avôs e quaisquer outros familiares que tenham parentes que sofrem desse transtorno”, contou a vereadora.

Segundo a Prefeitura de Tanguá, o horário para atendimento é das 8h às 17h, e que é necessário levar os seguintes documentos originais e cópias para a realização do cadastro: Laudo médico para Classificação Internacional de Doenças (Cid) atestando o transtorno do espectro autista; RG; certidão de nascimento; CPF; cartão do SUS; comprovante de residência; RG dos responsáveis (ou cuidadores), além de uma foto 3×4.

“De posse do documento, o usuário poderá obter prioridades em benefícios e atendimentos exclusivos, seja no setor privado ou público. Em especial, a pessoa autista tem prioridade nos serviços públicos de saúde, educação e assistência social, conforme Lei 1252/21”, revelou Márcia Matos.

O Nasf fica na Rua João Pereira Neto, n°127 – Centro.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress