No Dia Mundial da Saúde, São Gonçalo chegou a 1.648 mortes confirmadas pela Covid-19, que assombra o Brasil e o mundo há pouco mais de um ano. Até o momento, o município contabiliza 65.726 casos confirmados, 63.279 curados, 97 hospitalizados na rede pública municipal de Saúde, 702 em quarentena domiciliar e 99 óbitos em investigação.
Além da possibilidade de saturação do Sistema Único de Saúde (SUS), São Gonçalo segue com demandas que estavam represadas antes da pandemia. Uma delas é a conclusão da obra do Hospital Estadual da Mãe, no Colubandê. O esqueleto do prédio ao lado da UPA mostra a falta de prioridade das autoridades na ampliação das unidades de Saúde.
No ano passado, milhões de reais foram gastos na construção de um hospital de campanha, no Clube Mauá, no Centro, mas a unidade funcionou por menos de um mês e fechou as portas.
Os óbitos lançados no boletim de hoje são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.
Patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades do setor, o Dia Mundial da Saúde, celebrado todo 7 de abril, é uma data global de conscientização celebrada desde 1950.