19.8 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Maricá sedia reunião dos CEAMs da Região Metropolitana II

Iniciativa tem como finalidade capacitar profissionais para o atendimento de mulheres vítimas de violência

Maricá sedia encontro dos CEAMs da Região Metropolitana II
Maricá sedia encontro dos CEAMs da Região Metropolitana II
A iniciativa teve como finalidade a capacitação de profissionais para o atendimento de mulheres vítimas de violência e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as mesmas (Foto: Bernardo Gomes)

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, organizou um encontro dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) da Região Metropolitana II. O evento, sediado na Universidade de Vassouras, no Centro da cidade, contou com a participação de coordenadoras e técnicas das unidades de Maricá, São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Tanguá e Rio de Janeiro.

O objetivo principal foi capacitar os profissionais para lidar com o atendimento às mulheres vítimas de violência e desenvolver políticas públicas voltadas para essa questão. Ministrada pela professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Paula Land Cury, a capacitação foi destacada como uma necessidade fundamental, considerando a constante evolução das formas de violência e a importância de denunciá-las e tratá-las adequadamente.



continua depois da publicidade



“Nós já estamos no segundo ano de atividades, onde temos como função alinhar e articular ideias para a proteção da mulher, no fortalecimento de políticas públicas e melhorando a qualidade dos serviços nas unidades. Vivemos numa sociedade onde a violência contra a mulher é constante e necessita de todo suporte possível”, ressaltou a professora Cury.

Para Thais Melo, coordenadora técnica da Casa da Mulher de Maricá, a capacitação é essencial para garantir que todos os CEAMs ofereçam um acolhimento adequado. “Esse encontro é importante porque nós reunimos aqui todos os CEAMs da Região Metropolitana, onde discutimos o direcionamento, qualificamos as técnicas e fortalecemos a nossa rede”, afirmou.

O encontro dos CEAMs fortalece a ação desses centros de atendimento, promovendo discussões sobre os desafios e melhorias no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. A Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres planeja realizar encontros periódicos em diferentes municípios para continuar fortalecendo essa rede de apoio.

Os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM) oferecem acolhimento e atendimento psicológico, pedagógico, social, orientação e encaminhamento jurídico às mulheres em situação de violência. Esses espaços visam proporcionar o suporte necessário para superar a violência, contribuindo para o empoderamento e resgate da cidadania das mulheres.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress