24.3 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

Maricá lança, neste sábado (15), livro em homenagem ao centenário do professor Darcy Ribeiro

Uma das atrações deste sábado (15/10) da 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) será o lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, a partir das 14h30 na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, nº 249).

De acordo com o governo municipal, a data foi escolhida para homenagear o Dia do Professor, profissão exercida pelo educador Darcy Ribeiro que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no próximo dia 26.

A publicação da editora Record traz todos os marcos da trajetória do etnólogo, antropólogo, romancista e político Darcy Ribeiro: a vida entre os indígenas, a produção intelectual, a criação da Universidade de Brasília, a militância política, o exílio, o retorno ao Brasil e a vida pública, a luta contra o câncer e seus grandes amores.

A obra, que combina os textos da última edição de “Testemunho” e da coletânea “América Latina Nação”, é um balanço de sua vida feito pelo próprio antropólogo, a partir de depoimentos transcritos especialmente para este livro, e de fragmentos dos textos que escreveu ao longo dos anos.

Darcy Ribeiro residiu no bairro de Cordeirinho, em Maricá, e teve sua casa projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. As formações de escritor e sociólogo renderam a ele, na década de 1960, a posição de ministro da Casa Civil e da Educação no governo do presidente João Goulart, o que o fez se tornar referência na defesa da educação pública de qualidade no Brasil.

A Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) acontece até o dia 26 de outubro, das 8h às 21h, na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu, e tem em sua programação oficinas, palestras, shows, cosplay, tenda sensorial, museu cultural, feira de livros, cinema, praça de alimentação e muito mais.

A programação completa do evento pode ser conferida em www.marica.rj.gov.br.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress