30.3 C
São Gonçalo
quarta-feira, maio 1, 2024

Falta vacina contra Covid-19 em São Gonçalo, Maricá e Cabo Frio

Prefeitura de Maricá informou à população sobre a falta de vacinas contra a Covid-19 para a primeira dose em postagem nas redes sociais (Reprodução)

São Gonçalo e Maricá interromperam o calendário de vacinação da primeira dose contra a Covid-19 nesta quinta-feira (15) por falta do imunizante. Outra cidade da Região dos Lagos, Cabo Frio, suspendeu dois mutirões de vacinação, que seriam realizados nos próximos sábados 17 e 24 de julho, por conta do baixo estoque de vacinas.

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo informou que a vacinação continua exclusivamente para a aplicação da segunda dose da Astrazeneca, porém que o atendimento à população para a primeira dose está suspenso até que a secretaria receba novas doses de imunizantes para dar continuidade à vacinação da população com mais de 18 anos.

Em Maricá, o calendário de vacinação de primeira dose contra a Covid-19 por idade foi interrompido, em razão da quantidade insuficiente de remessas enviadas para a cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação da segunda dose será mantida.

A subsecretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, afirmou que a aplicação da segunda dose está mantida e garantida pelas reservas feitas pelo município, conforme as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), mas reforçou que a continuidade da vacinação depende do recebimento das doses, fornecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Não é a primeira vez que a imunização é paralisada no município por causa da pouca quantidade de doses. Em abril, a aplicação também parou por três dias, também pelo mesmo motivo: remessa de doses incompatível com as necessidades da cidade.

Outro município que também está sofrendo com falta de vacina é Cabo Frio, na região dos Lagos. De acordo com o município, em média, Cabo Frio recebe 6,3 mil doses por semana. Desta vez, a Secretaria Estadual de Saúde enviou apenas 2,65 mil doses, que chegaram nesta quarta-feira (14), e não há previsão de novos envios.

Segundo a Prefeitura, essa quantidade é suficiente apenas para atender aos grupos prioritários nesta semana e na próxima.
A Prefeitura de Cabo Frio esclarece, ainda, que o calendário de vacinação é programado somente de acordo com a quantidade de doses recebidas.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress