24.3 C
São Gonçalo
domingo, maio 19, 2024

Espaço cultural de Itaboraí tem exposição inédita sobre os mangues

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro, em Itaboraí, está com visitação aberta para a exposição inédita “Ser do Mangue”, realizada pela ONG Guardiões do Mar, até o dia 9 de agosto. A mostra, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, conta com 30 fotografias de Rodrigo Campanário, sobre os manguezais da Baía de Guanabara e seus povos, além de cinco totens sobre os diversos projetos da ONG.

A noite de lançamento da exposição, na última sexta-feira (08-07), contou com a presença e show de George Israel, um dos fundadores da banda Kid Abelha, que também é guitarrista, saxofonista, cantor e compositor. George Israel é um dos artistas que abraçaram o movimento artístico Guanabarear criado pela ONG.

Encantado com a Casa de Cultura, nesta sua primeira visita e também com a exposição, o músico comentou sobre sua inspiração para o show.

“É bacana valorizar essas pessoas que tem esse cuidado, que fazem o que a gente talvez gostaria de fazer e que se dedicam ao Meio Ambiente. A gente passa pela Baía de Guanabara e pensa: o que fizemos? Com isso, é bom saber que tem gente freando e tentando reverter a situação, como é o caso das ONGs, catadores e outros”, disse George Israel.

A exposição “Ser do Mangue” apresenta imagens inéditas sobre os manguezais da Baía de Guanabara e os povos tradicionais que retiram o sustento de suas famílias desse ambiente. No ensaio fotográfico documental artístico, com o trabalho do fotógrafo Rodrigo Campanário, o público poderá conferir imagens de pescadores artesanais e catadores de caranguejo captadas durante a operação LimpaOca em 2021, iniciativa do Projeto UÇÁ, desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar.

Segundo Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar, no dia 26 de julho é comemorado o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. Por conta disso, o mês de julho é todo dedicado às ações de conservação, restauração e limpeza dos mangues e dos povos tradicionais que cuidam deles.

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto 303, Centro, Itaboraí, funciona às terças e sextas-feiras, das 8h às 19h; quartas e quintas-feiras, das 8h às 17h e sábados, das 17h às 21h.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress