Artistas plásticos de São Gonçalo pintam nas telas o cotidiano da pandemia

A professora e artista plástica Bette Fonseca pinta olhando da janela de seu atelier (Foto: Victor Debeija)

Situado no Centro de São Gonçalo, o atelier Bette Fonseca abriu nesta terça-feira (20) a exposição virtual “Janelas Conectadas”, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc.

A iniciativa busca compartilhar o que artistas plásticos de diferentes bairros do município veem por meio das janelas de suas casas durante a pandemia, em uma criação remota realizada numa tela coletiva pintada por 40 pintores que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19.

A visitação ao atelier, em realidade virtual, pode ser feita em https://lkt.life/janelasconectadas até 30 de abril.

As telas mostram sentimentos diferentes de cada artista plástico (Foto: Divulgação)

O “Janelas Conectadas” nasceu por conta da pandemia e do isolamento social em um contexto de fechamento de portas, inclusive do atelier Bette Fonseca.

Com o risco de contaminação da maioria de alunos pertencentes a grupos de risco para a Covid-19, incluindo a professora e artista plástica Bette Fonseca, de 79 anos, não houve outra saída se não a suspensão das atividades.

O atelier, que funcionava em tempo integral em vários dias da semana, incluindo sábados, desde 1990, era, além de uma escola de artes, um lugar terapêutico e de grandes encontros.

“Com a ausência dessas atividades e percebendo os impactos emocionais causados pela quarentena, principalmente em pessoas de grupos de risco, foi que eu e a Bette pensamos em formas de continuar produzindo, não só pela produção em si, mas pelo impacto positivo que ela causa ao gerar bem estar e autoestima para as pessoas”, contou a artista plástica e moradora do Zé Garoto Jéssica Mello, de 28 anos.

E completou a artista que pinta desde os 7 anos: “Aproveitamos a abertura do edital de desenvolvimento artístico e cultural do município de São Gonçalo, para tornar a produção possível, não só do nosso coletivo de pintura, como também de outras pessoas mais suscetíveis ao agravamento dessa doença. Pudemos contar com a participação de artistas já reconhecidos em São Gonçalo, como também de pessoas que tiveram seus primeiros contatos com a pintura durante o projeto. Além disso tivemos a participação especialíssima da artista e poeta de 87 anos Dinah Batista e de Ricardo Ramos, Luís Cláudio e Joaquim do Couto, residentes do Abrigo Cristo Redentor, em São Gonçalo”.

Já a pintora Bette Fonseca vai além: “Escolhemos o tema ‘Vista da Janela’ porque, além de valorizar a paisagem local, a janela, em período de isolamento, tem tido o poder de transportar as pessoas para diferentes lugares, espaços abertos, sem que precisem sair de suas casas. E esse compilado de pinturas costuradas em uma só arte não só contribui para a identidade cultural do grupo, como também combate o sentimento de solidão, depressão e baixa autoestima, tão presentes nesses novos contornos cotidianos”, frisou.

O projeto foi idealizado por Bette Fonseca e Jéssica Mello e conta também com uma galeria online, que reposta artes nesta temática marcadas com a #janelasconectadas, podendo ser acessado por meio do @janelasconectadassg.

Veja o vídeo:

Veja quem são os autores em ordem alfabética: Aila Ailita, Ana Cecília, Beethoven, Bette Fonseca, Cláudia, Débora Antunes, Décio Machado, Dinah Batista, Elliana, Família Carvalho, Francisco, Graça, Henrique Telles, Hilma, Iara Silvia, Jaelson, Jane Diniz, Joaquim do Couto Pinna, Jorge Ferraz, Laidyanne Mendonça, Leide, Leinar da Costa, Lucia Malta, Luiz Claudio Guimarães, Lume Telma, Luziene, Lylica, Maizé Ornellas, Maria Luiza, Neuza Bastos, Noêmia de Oliveira, Renato Fonseca, Roberto Fonseca, Ricardo Ramos, Rosana, Rose Kim, Sandra Ferraz, Selma Maria, Simone Ferraz e  Walter Fontes.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress