21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Niterói envia recursos para apoiar o Rio Grande do Sul

Prefeitura participa de iniciativa de ajuda às comunidades atingidas pelas chuvas

Niterói participa de esforço para ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul
Niterói participa de esforço para ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul
Axel Grael lamentou a situação nas cidades do sul e colocou à disposição recursos da Defesa Civil de Niterói que já tem experiência em auxiliar cidades vítimas de calamidades como aconteceu em Petrópolis e na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram @axelgrael)

A Prefeitura de Niterói está contribuindo para o esforço humanitário no Rio Grande do Sul, enviando equipes técnicas e veículos da Defesa Civil para apoiar os municípios afetados pelas chuvas. Um comboio partiu nesta terça-feira com 2 carros da Guarda Municipal, 1 da Defesa Civil, 2 jet-skis, 6 pilotos com equipamentos de salvamento, seguindo para Porto Alegre, onde a equipe de Niterói auxiliará na coordenação da logística para receber equipamentos e itens de ajuda humanitária.

O comboio é liderado pelo subsecretário de Defesa Civil, Vitor Queiroz, e conta com a participação do ex-secretário de Defesa Civil de Niterói e coronel dos Bombeiros, Walace Medeiros, além de Gabriel Sampaio, surfista de Big Waves, e do empresário Rudinei Paludo, que têm amplo conhecimento da região atingida pela enchente.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e presidente da comissão de Cidades Atingidas e Sujeitas a Desastres (CASD), participou de um encontro nesta segunda-feira com mais de 40 representantes para planejar a estratégia de envio de recursos físicos e humanos ao Rio Grande do Sul. Ele expressou sua preocupação com a situação nas cidades do sul e ressaltou a disposição de Niterói em ajudar.



continua depois da publicidade



“Estamos acompanhando as notícias com muita preocupação e vontade de colaborar de alguma forma. Niterói está aqui à disposição para ajudar. Sabemos o tamanho do desastre que está acontecendo em tantos municípios do Rio Grande do Sul e que, numa situação de contingência como essa, a logística é a grande dificuldade e o grande desafio. Nós temos experiência em situações como essa e poderemos usar a expertise para somar aos esforços durante as chuvas e também na fase seguinte de verificação dos danos com a ajuda dos nossos engenheiros”, explicou Grael.

Além do apoio técnico e logístico, a Prefeitura de Niterói, em colaboração com os polos gastronômicos de Jardim Icaraí, Piratininga e São Francisco & Charitas, e a iniciativa Niterói Solidária, lançou uma campanha para arrecadar donativos destinados às vítimas das recentes chuvas no estado do Rio Grande do Sul. A campanha recolherá cestas básicas, água potável, ração para animais de estimação e produtos de higiene pessoal, visando fornecer suporte essencial às comunidades afetadas pela calamidade.

Os locais designados para a coleta dos donativos são os restaurantes Bendito Gastrobar, em São Francisco, o Da Carmine, em Icaraí, e Queen Oceânico, em Piratininga. A arrecadação acontece durante o horário de funcionamento dos restaurantes. A ação solidária faz parte dos esforços contínuos da campanha Niterói Solidária e da Prefeitura em promover o apoio mútuo e a solidariedade em momentos de necessidade.

Niterói tem um histórico de atuação em apoio a cidades atingidas por desastres naturais, como nos casos recentes de Petrópolis e na Bahia. Com esse envio de recursos e a mobilização para arrecadar donativos, a cidade reforça seu compromisso com a solidariedade e a cooperação em momentos de crise.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress