Carlos Alberto Chaves, secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, afirmou que o governo já admite barrar a entrada de turistas a fim de conter a Covid-19.
Segundo o secretário, serão avaliados até a próxima sexta-feira (12) os indicadores da doença no estado, quando a decisão de fechar as fronteiras para visitantes será tomada.
“Eu vejo as praias cheias de turistas. É hora de turismo aqui? É hora de samba na praia? Eu acho que não. Estamos conversando com a Vigilância Epidemiológica sobre isso. Tem vários posicionamentos a serem colocados – uns mais drásticos, outros mais leves”, disse o secretário.
Até a manhã desta quarta-feira (10), 95% dos leitos de UTI da rede do Sistema Único de Saúde estavam ocupados, e apenas 6% dos moradores da cidade do Rio já foram vacinados.
“Eu vi muitos turistas na praia. Isso é um ponto a ser discutido do ponto de vista técnico. Estamos analisando. Decisões podem ser tomadas na sexta-feira(12) a partir dos dados epidemiológicos. Temos que ver como está a evolução, os gráficos diários”, disse.