28.5 C
São Gonçalo
domingo, maio 19, 2024

Secretaria de Direitos Humanos promove encontro sobre Saúde Mental Materna

Foto: Clarildo Menezes / Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, realizou nesta sexta-feira (12/05), no auditório do Banco Mumbuca, um debate com tema: “Saúde Mental Materna Importa”. Cerca de 30 pessoas participaram da atividade.

Durante o encontro, diversos assuntos foram abordados como depressão pós-parto, ansiedade, amamentação, puerpério, luto, redes de apoio, gravidez não desejada, adoção, a construção do instinto materno, gestação da pessoa trans, entre outros.

Psicóloga clínica e perinatal, Vanessa Santana, falou sobre a obrigação da mulher em amamentar e o abandono causado por muitos pais que simplesmente não querem exercer a paternidade, deixando-as sozinhas num momento tão delicado, em que estão mais vulneráveis.

Pedagoga especialista em psicossomática e terapias naturais, Graça Bento disse que as mães querem viver a maternidade com alegria, prazer, parceria e saúde. “Mas poucas mulheres têm esse privilégio”, avaliou.

Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda falou sobre a violência obstétrica. “Nós lidamos mais com violência doméstica na Casa da Mulher, mas recebemos escuta de muitos outros tipos de violências. Eu estou muito grata de ver a diversidade de equipamentos aqui engajados nessa luta”, disse.

A palestra foi realizada pela Coordenação de Políticas para as Mulheres de Maricá em parceria com a organização da Campanha Maio Furta-Cor.

Maio Furta-Cor

O Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos que tem o objetivo de sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A ação chama a atenção para o crescimento dos casos de depressão, ansiedade e suicídio entre as mães. A iniciativa estimula a construção de políticas públicas por meio de projetos de leis.

Ao todo, o movimento conta com a participação de 285 mulheres no Brasil, e em mais 17 países, lutando pela saúde mental materna em diversas frentes. Com trabalho desenvolvido desde de 2020, o grupo conseguiu aprovar mais de 30 leis Maio Furta-Cor, sendo três estaduais (PR,SE e DF).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress