20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, julho 18, 2024

São Gonçalo: Nova turma do Lidera Mulher atrai 200 gonçalenses

Após formar mais de 230 mulheres em 2023, o projeto Lidera Mulher, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Sebrae e apoio do Partage Shopping, deu início à primeira turma de 2024, na tarde desta quinta-feira (18), já com recorde de participações. Nesta edição, cerca de 200 mulheres foram inscritas e deram início a uma jornada de conhecimento e oportunidades.

O Lidera Mulher tem como objetivo capacitar e apoiar mulheres para práticas empreendedoras, através de incentivo à qualificação e ao empreendedorismo. Durante três meses, as mulheres recebem aulas sobre formalização e planejamento de negócio, técnicas de vendas, fluxo de caixa, divulgação e marketing, uso das mídias sociais, precificação e administração.

“É preciso dar continuidade e ampliar o projeto Lidera Mulher, que tem sido um divisor na vida das mulheres empreendedoras do município. O projeto é uma ferramenta potente de política pública no município de São Gonçalo, uma vez que favorece a independência econômica da mulher e, com isso, a coloca no centro de suas decisões, de modo que torna menos complexo o rompimento de uma relação abusiva e violenta. É através desse tipo de iniciativa que se constroem redes de contato e expansão de ideias. Ao longo dos anos, a capacitação do Lidera vem se aperfeiçoando e inserindo assuntos pertinentes e atuais”, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Julia de Paula tem 16 anos e o grande sonho de empreender. Moradora de Guaxindiba, a jovem foi incentivada pela mãe a participar do projeto.

“Pinto quadros desde bem novinha e já vendia para alguns conhecidos. Quero me aperfeiçoar em vendas e ampliar meus conhecimentos. Estou muito empolgada com a oportunidade”, disse Julia.

Após a conclusão do curso, as empreendedoras são orientadas e incentivadas a colocar em prática o que aprenderam através da divulgação e trabalho coletivo no Espaço Lidera Mulher, onde elas poderão expor seus trabalhos e ampliar suas vendas. Além de ser um local para exposição, são realizadas rodas de conversas com temáticas que fazem parte do cotidiano das mulheres que procuram o projeto em busca de sua autonomia financeira.

A Feira da Mulher Empreendedora também abre espaço para essas alunas após a conclusão, neste caso, apenas para aquelas que trabalham com técnicas de artesanato.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress