19.4 C
São Gonçalo
terça-feira, julho 16, 2024

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomam posse para quadriênio 2022-2026

Foto: Divulgação

A posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Itaboraí (CMS-Ita), que vão atuar no quadriênio 2022/2026, foi realizada no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro, na última sexta-feira (12/01). Ao todo, 24 novos conselheiros, sendo 12 titulares e 12 suplentes, foram empossados durante a cerimônia.

A solenidade de posse dos novos conselheiros do CMS-Ita contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, do secretário municipal de Planejamento, Sérgio Perdigão, e da presidente do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (CES-RJ), Daniele Moretti.

O Conselho Municipal de Saúde é formado por representantes do governo, prestadores de serviço e usuários da rede municipal de Saúde, divididos em quatro segmentos: Usuário, Profissional de Saúde, Prestador de Serviços e Gestão. Os membros possuem a função de fazer o controle, acompanhamento e avaliação da Política Municipal de Saúde e da operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou a importância de conselheiros atuantes em prol de melhorias para a saúde do município.

“Nós avançamos em diversas áreas durante o ano passado e temos a certeza que vamos avançar cada vez mais proporcionando uma saúde ainda mais digna para a população de Itaboraí. E para avançar ainda mais em 2024, contamos com a participação dos novos conselheiros atuantes e coesos em prol de melhorias para a nossa população. Que seja um Conselho Municipal de Saúde respeitador e regado de amor, fraternidade e respeito”, disse Hédio Mataruna.

O secretário municipal de Planejamento, Sérgio Perdigão, afirmou que um Conselho Municipal de Saúde coeso traz benefícios para a população.

“Faço questão de parabenizar todos os conselheiros municipais de Saúde que vão, a partir de agora, representar a população junto às esferas oficiais para que possam cobrar melhores resultados da administração pública. É importante que os conselheiros sejam unidos e atuantes evidenciando os pontos que podem ser melhorados em busca do melhor atendimento à população”, disse o secretário.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (CES-RJ), Daniele Moretti, destacou as atribuições do CMS-Ita e afirmou que os conselheiros possuem importância fundamental na prestação de um serviço público de qualidade.

“Destaco a importância do Conselho Municipal de Saúde e, principalmente, dos conselheiros que serão os co-gestores da saúde pública em Itaboraí durante os próximos quatro anos. Esses novos membros terão uma responsabilidade grande, pois serão a voz da população, ouvindo as demandas e cobrando melhorias na prestação do serviço público”, destacou a presidente do CES-RJ.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress