22.6 C
São Gonçalo
segunda-feira, julho 15, 2024

Niterói: Obra de Macrodrenagem da Zona Norte tem ordem de início assinada

O prefeito Axel Grael e o vice-prefeito Paulo Bagueira assinaram na manhã desta segunda-feira (29), na Cidade da Ordem Pública, a ordem de início para as obras de Macro e Micro drenagens dos bairros da Engenhoca e Barreto, uma obra esperada há décadas pelos moradores das regiões que sofrem com os alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas.

Segundo o projeto, a captação das águas das chuvas ocorrerá com a implantação de grandes galerias que serão construídas nas ruas José Vicente Sobrinho e General Castrioto, até seu despejo, na Baía de Guanabara. Além disso, os bairros Barreto e Leopoldina receberão obras de microdrenagens, que estarão interligadas a esta grande rede. A obra tem previsão de dois anos para conclusão.

A expectativa é grande para os moradores, que não veem a hora dos problemas com enchentes terminarem.

“A Engenhoca é um lugar maravilhoso para morar, temos esse problema causado pelas fortes chuvas. Hoje, uma chuva de 5 minutos já provoca alagamento. A obra traz uma esperança pra gente, uma expectativa de viver em um local onde não tenhamos medo a cada temporal, medo de perder tudo o que conquistamos”, enfatiza o comerciante Francisco Gonçalves, de 68 anos.

De acordo com o vereador Renato Cariello, autor da solicitação para realização da macrodrenagem, essa obra deve resolver o problema das enchentes na região.

“É uma obra de grande porte e acredito que a população não precisará esperar os dois anos para ver melhorias. Conforme a obra for avançando, já será possível ver o impacto positivo durante as fortes chuvas”, destaca Cariello.

O parlamentar detalha como será a intervenção.

“Serão implantadas grandes galerias para captação das águas vindas dos maciços dos morros da Engenhoca e Barreto. Além disso, a macrodrenagem irá receber as águas da Leopoldina, melhorando as condições da Rua General Castrioto e ruas do Barreto, como a Rua Galvão, Craveiro Lopes e Amerino Vanique. É sem dúvida a obra mais importante para Zona Norte”, conclui.

Para a professora Roberta Soares, moradora do Barreto desde 1984, a obra de macrodrenagem será fundamental para melhoria do bairro.

“É um sonho ver o bairro sem encher em dias de chuva. A gente sabe que ainda deve demorar até sentirmos os reflexos, mas só de iniciar esse projeto nos dá uma esperança enorme. Tudo aqui vai mudar, e pra melhor!”, contou.

Renato Cariello destaca também que a macrodrenagem trará outros benefícios a população.

“O fim dos alagamentos irá valorizar significativamente os imóveis da Engenhoca e do Barreto. Além disso, após a conclusão da macrodrenagem, a região irá receber obras de reurbanização. São vários fatores que irão contribuir para melhoria da qualidade de vida da população”, pontua Cariello.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress