22.5 C
São Gonçalo
segunda-feira, maio 6, 2024

Nada muda no Centro de SG: Cracolândia continua funcionando após denúncia (Assista ao vídeo)

Imagem divulgada na primeira reportagem, do dia 2, mostra grupo de usuários de drogas

Uma semana depois de o Lado de Cá mostrar com exclusividade o funcionamento de uma cracolândia na Rua Aluísio Neiva, no Centro de São Gonçalo, nada mudou. Nesta terça-feira (09), uma equipe de reportagem do site flagrou dependentes químicos na mesma calçada.
No vídeo é possível notar que o número de usuários é menor do que o exibido na reportagem do dia 2. Mas o problema de segurança e de saúde pública continua e sem qualquer interferência das autoridades.

As imagens mostram ainda que alguns usuários passaram a se concentrar na calçada do outro lado da rua, que é conhecida por ter casas de luxo e condomínios.

O local para eles é estratégico: fica perto de um dos acessos ao Morro Menino Deus, onde provavelmente compram as drogas consumidas no local a qualquer hora do dia ou da noite, à vista de motoristas e pedestres, que são obrigados a andar na rua para não passar na calçada.

O ponto onde eles se reúnem fica a 650 metros da Prefeitura de São Gonçalo, a 140 metros da Casa de Saúde Menino de Deus e a 180 metros do Colégio Santa Terezinha.

Na primeira reportagem, uma semana atrás, a Prefeitura de São Gonçalo explicou ao Lado de Cá que a “Secretaria de Desenvolvimento Social realizou recentemente serviço de abordagem na Rua Aluísio Neiva e que continuará desempenhando ações com a proposta de orientar e acompanhar as pessoas que estão em situação de rua, para encaminhar para equipamentos específicos”.

Disse ainda que “No plano de 100 dias da Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas está prevista a realização de abordagens, em parceria com o Centro Pop e o Consultório na Rua, nas cenas de uso, conhecidas popularmente como “Cracolândias”. Através dessa abordagem, a secretaria traça o perfil do usuário, sendo possível definir estratégias de enfrentamento à formação dessas “cracolândias””.

“Paralelo a isso, a secretaria está executando duas emendas, que encontram-se em processo licitatório, onde estão previstas a prevenção itinerante e ocupação estratégica na Praça Zé Garoto e Casa das Artes, locais de grande concentração de população em situação de rua”, concluiu a prefeitura.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress