24.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, maio 1, 2024

Maricá: nova Estrada dos Cajueiros vai ter pistas duplas e ciclovia

A Estrada dos Cajueiros está sendo duplicada e vai contar com ciclovia em seus quase 4km após as obras (Fotos de Anselmo Mourão / Divulgação)

As obras de duplicação da Estrada Oscar Vieira da Costa Júnior, conhecida como Estrada dos Cajueiros, que liga a RJ-106 ao Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, Maricá, segue com as ampliações das pistas, além de algumas novidades. Na manhã de terça-feira (20), cerca de 30 homens e máquinas da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar) trabalhavam na construção da nova pista, que atualmente está recebendo calçadas e caixa ralo.

Na segunda-feira (19), foi publicado no Jornal Oficial do Município (JOM) desapropriações de imóveis no loteamento Chácara de Inoã, contribuindo ainda mais para o avanço da obra, que tem previsão de ser concluída no primeiro semestre de 2022.

A Estrada dos Cajueiros sempre foi uma via importante por ligar a RJ-106 aos acessos da orla de Maricá, e a pista simples era um grande problema pelo volume de carros que passam por aquele ponto. Logo no início da estrada, foram construídos dois condomínios de médio e grande porte, que pressionaram ainda mais o trânsito da região.

As intervenções na via estão a todo vapor

Segundo  Gustavo Camacho, diretor de obras indiretas da Somar, as desapropriações facilitam o avanço das intervenções.

“Essas desapropriações vem ocorrendo há algum tempo. Elas são necessárias para que o trabalho de duplicação continue avançando. Essa estrada tem grande importância para o município, já que liga a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) a Itaipuaçu. A  expectativa é que a Estrada Oscar Vieira da Costa Júnior seja entregue no primeiro semestre de 2022”, previu.

Com uma extensão de 3,7 quilômetros, largura de 21 metros e dois metros de ciclovia na faixa divisória, a nova Estrada dos Cajueiros será  praticamente uma via expressa.

“Após a conclusão, ela contará com quatro faixas de rolamento, duas para cada sentido, além de calçadas, ciclovia e uma nova ponte sobre o Rio Bambu.  Atualmente, o fluxo de veículos que trafegam diariamente por ali é de aproximadamente 5 mil. Quando estiver pronta, essa capacidade pode dobrar”, calculou Camacho.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress