24.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 3, 2024

Maricá: casos de Covid-19 caem após 40% da população vacinada com primeira dose

Estudo da UFRJ revelou queda de contaminação e mortes por Covid-19, com 40% da população vacinada. (Anselmo Mourão)

De acordo com estudo promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Prefeitura de Maricá, a vacinação está contendo o avanço da pandemia no município de Maricá. Cerca de 40% da população maricaense já receberam a primeira dose, outros 25% tomaram as duas doses da vacina. O estudo demonstra que a vacinação reduziu a incidência dos casos, além dos números de internações e mortes por Covid-19 na cidade.

Para a realização dos estudos foram analisados dados de 400 moradores de Maricá, escolhidos por meio de sorteio, aleatório. Onde dois terços dos imunizados receberam CoronaVac, e os demais, AstraZeneca. Os cientistas coletaram swabs nasais para testes de PCR, e amostra de sangue para os de anticorpos. As coletas foram realizadas de 20 de maio a 4 de junho.

A partir das amostras foi observado que as vacinas reduziram em 51% as infecções por coronavírus, destacando que nessa pesquisa também foram observados os casos assintomáticos e leves, e não apenas moderados e graves. Segundo o professor titular e coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Amílcar Tanuri, esse resultado é considerado promissor para controlar a pandemia.

“Para domar o vírus temos que vacinar maciça e rapidamente, antes que ele continue a mudar, desenvolver variantes e ganhe outra configuração, capaz de provocar mais uma onda severa de doença e morte — explica Tanuri.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress