24.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, maio 1, 2024

Isaac Bardavid, ícone da dublagem, morre em Niterói

Em 2017, Bardavid usou as redes sociais para se despedir da dublagem de Wolverine, ao saber que o ator Hugh Jackman não interpretaria mais o personagem (Foto: Divulgação)

Uma das vozes mais respeitadas no mundo da dublagem nacional, morreu de enfisema pulmonar nesta terça-feira (1º), em Niterói, o ator e dublador Isaac Bardavid, conhecido por emprestar a voz para o herói Wolverine e os vilões Esqueleto e Freddy Krueger.

Niteroiense, o dublador estava internado desde o dia 25 de janeiro e completaria 91 anos no próximo dia 13. Descendente de família judia turca, Bardavid se formou em Direito, mas optou por seguir a cênica. No dia 30 de janeiro, a família usou as redes sociais para informar que o quadro de saúde do ator havia melhorado.

Como dublador, ele também deu voz ao personagem Tigrão, amigo do ursinho Pooh, o vião Robotnik, de Sonic, e tantos outros.

Em 2017, Bardavid usou as redes sociais para dizer que iria se despedir da dublagem de Wolverine, ao saber que o ator Hugh Jackman não interpretaria mais o personagem nos cinemas. No mesmo ano, os dois se conheceram no programa The Noite, do SBT.

O ator fez dezenas de novelas em mais de 50 anos de carreira, como Irmãos Coragem (Beato Zacarias), Escrava Isaura (Seu Chico), O cravo e a rosa (Felisberto), Eterna magia (Zequinha) e Além do Horizonte (Klaus).

A família ainda não informou local do velório e sepultamento.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress