20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, julho 18, 2024

Hemonúcleo de São Gonçalo convoca doadores voluntários de sangue

Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo reforça a importância da doação de sangue para manter os estoques abastecidos. O 1Hemonúcleo de São Gonçalo, que fica no bairro Zé Garoto, existe há mais de 20 anos e é referência na captação de sangue. A unidade recebe, em média, 30 doadores por dia. As bolsas são destinadas a todas as unidades de saúde do município, incluindo os hospitais conveniados da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O cidadão gonçalense é muito solidário, uma característica louvável. Sempre que realizamos campanha, o movimento de doadores aumenta consideravelmente. No entanto é importante destacar que, a cada ano, a demanda por sangue aumenta, com isso, é sempre importante manter o fluxo de doações. A bolsa de sangue tem uma validade de 35 a 40 dias, ou seja, precisamos sempre receber doadores para não correr o risco de ficar com o estoque vazio e sempre com uma variedade de tipos sanguíneos disponíveis”, disse o médico hematologista do Hemonúcleo, Maurício Gramatico.

O morador do Engenho Pequeno, Lutiano Ricardo, de 34 anos, esteve no Hemonúcleo na manhã da última sexta-feira (19-08) para doar. A bolsa de sangue será destinada para sua vizinha, que está prestes a realizar uma cirurgia.

“Acredito que doar sangue seja um ato de amor. Não penso nem duas vezes quando alguém está precisando e eu posso doar. Não dói nada e não leva nem 15 minutos do nosso dia”, relatou.

Para realizar a doação, basta fazer um cadastro no Hemonúcleo, onde o doador passa por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e faz o teste de anemia para saber se está apto a realizar a coleta.

Após a doação, que dura cerca de 10 minutos, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado com segurança.

Dentre os requisitos necessários para doar, é preciso pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, com a precaução de evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona ao lado do Pólo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress