29.3 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

Escritor cearense lança livro de cordéis em homenagem a São Gonçalo

O cordelista Zé Salvador irá lançar, na próxima segunda-feira (14-11), às 18h, sua nova obra, “São Gonçalo contada em cordel”, no espaço Bistrô D’Avó.

O livro é uma compilação de 10 títulos de cordéis falando do município que o cearense de Tianguá escolheu para viver. Aos 67 anos, Zé Salvador, que escreve cordéis desde 2003, o cordelista mostra animação com sua nova obra.

“Já escrevi de tudo: sonetos, poesias curtas, participei de 95 antologias, tenho entre 90 e 95 cordéis publicados, sendo 18 sobre São Gonçalo. E resolvi fazer essa compilação, cronológica, enaltecendo essa cidade que me acolheu com muito carinho. Além do Bistrô, quero lançar numa escola, um Ciep. Leitura é importante demais para nossas crianças”, celebrou Zé Salvador.

Apesar de ser relativamente recente o gosto pelo cordel, Salvador escreve desde 1974 outros estilos. Mas foi o cordel que moldou sua personalidade, segundo ele.

“Conheci o cordel nas feiras da minha região, com os cantadores e poetas cordelistas. Fui basicamente alfabetizado pelo cordel. Fui para escola com 11 anos já sabendo ler, escrever e contar. Trabalho com cordel nas escolas desde 2015, na Baixada Fluminense, Zona Oeste e nas periferias de São Gonçalo”, contou Salvador.

Zé Salvador é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e fundou a Academia Gonçalense de Literatura de Cordel.

O Bistrô D’Avó ficana Rua Eduardo Vieira de Souza, 122 – Centro de São Gonçalo.

 

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress