22.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Witzel perde de goleada: por 10 a 0, Tribunal Especial declara impeachment do governador

Wilson Witzel (Reprodução Tv Brasil)

Por 10 votos a 0, o Tribunal Especial Misto declarou nesta sexta-feira (30) o impeachment do governador afastado Wilson Witzel. Com esse resultado, ele fica definitivamente afastado do cargo, e o governador em exercício Claudio Castro assume o seu lugar. O tribunal também decidiu pela perda de direitos políticos por cinco anos.

Para Cláudio Castro ser empossado neste sábado (01), haverá duas cerimônias: às 10h na Assembleia Legislativa e às 14h no Palácio Guanabara.

O processo de impeachment começou em 2020, quando o pedido de afastamento foi protocolado pelos deputados Luiz Paulo (Cidadania) e Lucinha (PSDB), alegando crime de responsabilidade e corrupção na condução do combate à pandemia de Covid-19. Witzel é acusado de receber parte de propina de R$ 55 milhões oriunda de Organizações Sociais (OSs) da área da Saúde

Wilson Witzel nega todas as acusações. Ele usou as redes sociais para se defender.

Wilson Witzel segue como réu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ex-governador começou a ser investigado na Operação Placebo, que foi usada como base da denúncia dos parlamentares estaduais. A primeira operação da Polícia Federal deu origem à Operação Tris in Idem, que levou ao afastamento de Witzel, baseado na delação premiada do ex-secretário de saúde Edmar Santos.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress