Witzel perde de goleada: por 10 a 0, Tribunal Especial declara impeachment do governador

Wilson Witzel (Reprodução Tv Brasil)

Por 10 votos a 0, o Tribunal Especial Misto declarou nesta sexta-feira (30) o impeachment do governador afastado Wilson Witzel. Com esse resultado, ele fica definitivamente afastado do cargo, e o governador em exercício Claudio Castro assume o seu lugar. O tribunal também decidiu pela perda de direitos políticos por cinco anos.

Para Cláudio Castro ser empossado neste sábado (01), haverá duas cerimônias: às 10h na Assembleia Legislativa e às 14h no Palácio Guanabara.

O processo de impeachment começou em 2020, quando o pedido de afastamento foi protocolado pelos deputados Luiz Paulo (Cidadania) e Lucinha (PSDB), alegando crime de responsabilidade e corrupção na condução do combate à pandemia de Covid-19. Witzel é acusado de receber parte de propina de R$ 55 milhões oriunda de Organizações Sociais (OSs) da área da Saúde

Wilson Witzel nega todas as acusações. Ele usou as redes sociais para se defender.

https://www.instagram.com/p/COTG04QnIW2/

Wilson Witzel segue como réu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ex-governador começou a ser investigado na Operação Placebo, que foi usada como base da denúncia dos parlamentares estaduais. A primeira operação da Polícia Federal deu origem à Operação Tris in Idem, que levou ao afastamento de Witzel, baseado na delação premiada do ex-secretário de saúde Edmar Santos.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress