23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Operação Saúde atende pescadores de São Gonçalo com exames gratuitos

Ação aconteceu na Colônia de Pescadores do Gradim, em São Gonçalo, beneficiando moradores e pescadores da colônia

Operação Saúde para os pescadores de São Gonçalo
Operação Saúde para os pescadores de São Gonçalo
Moradores do Gradim são beneficiados com vários exames gratuitos (Foto: Julio Diniz)

A Colônia dos Pescadores do Gradim, em São Gonçalo, recebeu a Operação Saúde nesta quarta-feira (24), beneficiando pescadores, suas famílias e moradores do bairro com uma série de serviços de saúde gratuitos. A iniciativa, realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, ofereceu exames como aferição de pressão arterial, medição de glicose, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, Aids e hepatites, além de vacinação contra a gripe.

Logo na primeira hora do evento, duas pessoas precisaram de atendimento emergencial. Uma pescadora e uma auxiliar administrativa da Colônia de Pescadores tiveram que ser levadas para o Pronto Socorro Central (PSC), no bairro Zé Garoto. A pescadora, Maria de Fátima Arão de Oliveira, de 51 anos, já sabia que era diabética, mas não tomava sua medicação há uma semana, e sua glicose estava elevada. A auxiliar administrativa, Maria Aparecida dos Santos Oliveira, de 66 anos, não tinha histórico de hipertensão, mas sua pressão arterial estava alta. Ambas foram encaminhadas ao PSC para tratamento emergencial.

Maternidade em São Gonçalo promove aleitamento materno

A Operação Saúde foi uma oportunidade para muitos moradores do Gradim obterem serviços de saúde sem precisar se deslocar para outras partes da cidade. Além dos exames mencionados, o evento também ofereceu teste de PSA, um exame de sangue que pode indicar doenças na próstata. As pessoas com resultados positivos nos exames foram direcionadas para unidades de saúde para tratamentos adequados.



continua depois da publicidade



O evento também contou com histórias inspiradoras. Rubens da Fonseca Vianna, que participou da primeira edição da Operação Saúde para pescadores, descobriu que tinha hepatite e cirrose hepática durante o evento realizado há um ano e meio na Praia das Pedrinhas, em Boa Vista. Após seguir o tratamento indicado, Rubens agora está curado e voltou ao evento nesta quarta-feira para tomar a vacina contra a gripe e incentivar outros pescadores a utilizarem os serviços disponíveis. Ele atribui sua recuperação ao atendimento recebido na primeira Operação Saúde.

Laboratório Municipal em São Gonçalo recebe melhorias e atualizações

A Operação Saúde tem sido realizada em vários bairros de São Gonçalo. Na semana anterior, os trabalhadores de um estaleiro receberam a ação, com 478 atendimentos realizados. A iniciativa continua a ser uma importante ferramenta para levar serviços de saúde para mais pessoas na cidade, especialmente para aquelas que têm dificuldades em acessar centros médicos convencionais.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress