25.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, maio 2, 2024

Videoconferência aproxima família dos pacientes de Covid-19 internados nos hospitais de Maricá

O isolamento social necessário para frear o contágio da Covid-19 impôs uma mudança brusca no comportamento humano, em especial no relacionamento dos profissionais de Saúde com o paciente e seus familiares, que não podem realizar visitas durante as internações e, no caso daqueles que não são da cidade, tem família em locais distantes.

A videoconferência foi a forma encontrada pelas equipes dos hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro, para que haja uma comunicação mais afetiva e humanizada do que as duas ligações telefônicas diárias para passar o boletim médico aos parentes.

O procedimento é simples, mas de grande significado. A assistente social de plantão, usando um smartphone, liga para o familiar cadastrado na ficha do paciente e proporciona a eles uma conversa por vídeo de cerca de 10 minutos. Foi o que aconteceu com o aposentado Hedio Pinto Maia, de 83 anos, morador de São Gonçalo. Hedio chegou à unidade a partir do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, há 11 dias. Veio direto para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas, com a melhora do seu quadro, está na Unidade Semi-Intensiva (USI).

Já a esposa do idoso, Jaziz Maria dos Santos Maia, de 74 anos, também está internada, só que no CTI. Para a neta de Hedio, a professora Raquel Batista dos Santos, de 36 anos, que recebeu a ligação, esse contato é muito importante porque dá a sensação de segurança através da troca de amor que ambos precisam nesse momento.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress