25.3 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Vacinação de Covid-19 é retomada em Maricá com menos doses da CoronaVac

Das 5.027 doses da CoronaVac, apenas 120 foram entregues em Maricá (Foto: Evelen Gouvea)

A cidade de Maricá recebeu no fim de semana, duas vacinas mais utilizadas no combate a Covid-19: 5.200 doses da Astrazeneca e apenas 120 da CoronaVac.

Portanto, nesta segunda-feira (03), mesmo com menos 4.907 doses da vacina CoronaVac, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai retomar a vacinação. A primeira dose será para mulheres de 58 anos com comorbidades e deficiências físicas permanentes.

Segundo a subsecretária de Saúde Solange Oliveira, o novo lote será utilizado como primeira dose. “Recebemos até aqui um quantitativo de primeiras doses de Astrazeneca que nos dá um fôlego para manter a vacinação, pelo menos durante a próxima semana. Isso já é uma sinalização positiva”, avaliou.

E  a subsecretária fez ainda um alerta:

“Das 5.027 doses contabilizadas que o Ministério da Saúde nos deve para fazer a segunda dose da vacina CoronaVac, recebemos somente 120 doses. Isso nos traz uma preocupação muito grande, na medida em que ainda não temos informações seguras se o prazo entre a primeira e segunda dose podem ser ampliados com segurança e com a garantia de que as pessoas vão desenvolver a proteção necessária contra a Covid, então continuamos preocupados”.

Desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, já foram aplicadas até o dia 30 de abril, nos integrantes dos grupos prioritários definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), um total de 33.363 do imunizante Astrazeneca (primeira dose) e 13.584 da CoronaVac (segunda dose).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress