24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Prefeitura do Rio libera faixa seletiva na Avenida Brasil para melhorar trânsito

O limite de velocidade é de 60 km/h na faixa seletiva, com redução para 40 km/h nas proximidades de cada estação do BRT TransBrasil

Rio de Janeiro libera faixa seletiva para carros e motos na Avenida Brasil para melhorar trânsito
Rio de Janeiro libera faixa seletiva para carros e motos na Avenida Brasil para melhorar trânsito
A faixa seletiva estará aberta ao trânsito de carros e motos nos dias úteis, entre 10h e 16h e entre 20h e 5h. Nos fins de semana e feriados, a faixa ficará aberta o dia todo (Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio de Janeiro)

Carros de passeio e motos agora têm permissão para usar três das quatro faixas da via expressa na Avenida Brasil, a partir desta terça-feira (23). A medida, anunciada pela Prefeitura do Rio no dia 11 de abril, visa reduzir o congestionamento que aumentou após a inauguração do BRT TransBrasil no início de abril.

A faixa seletiva, a segunda mais à esquerda, estará aberta ao trânsito de carros e motos nos dias úteis, entre 10h e 16h e entre 20h e 5h. Nos fins de semana e feriados, a faixa ficará aberta o dia todo. No entanto, os motoristas devem manter o limite de velocidade de 60 km/h na faixa seletiva, com redução para 40 km/h nas proximidades de cada estação do BRT TransBrasil.

Mercado Municipal de Niterói recebe exposição “Raízes da Beleza”

A faixa mais à esquerda em cada sentido continuará sendo de uso exclusivo do BRT TransBrasil, garantindo a prioridade para o sistema de transporte coletivo.



continua depois da publicidade



A decisão de liberar a faixa seletiva para carros e motos foi tomada devido à crescente reclamação dos motoristas por causa do congestionamento, que se intensificou após a inauguração do BRT TransBrasil. Com a implementação do BRT, metade das faixas da Avenida Brasil foi reservada para ônibus e táxis, limitando a capacidade para veículos particulares e gerando atrasos no trânsito.

Maricá inaugura Arena Itaipuaçu para promover atividades esportivas e lazer

Com as novas medidas, a Prefeitura do Rio espera melhorar a fluidez do trânsito na região e reduzir os engarrafamentos frequentes. Os motoristas devem prestar atenção às sinalizações e obedecer aos limites de velocidade para garantir a segurança no corredor seletivo.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress