26.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 3, 2024

Sobra de vacinas Covid-19 só pode ser utilizadas em maiores de 60 anos em SG

PAM Coelho também está na lista dos postos de vacinação (Foto / Arquivo)

A Prefeitura de São Gonçalo informou que as possíveis sobras de vacinas contra a Covid-19, as chamadas “Xepas”, só podem ser repassadas as pessoas maiores de 60 anos, nos nove postos que funcionam na cidade.

As “Xepas” ficaram conhecidas pelas filas que se formam nos locais de vacinação nos Estados Unidos da América (EUA). No país do hemisfério norte, após o horário oficial, as sobras dos frascos podem ser administradas nas pessoas que ficam esperando nesses locais.

De acordo com a prefeitura, a gestão municipal está seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), quando há sobras de vacinas elas são aplicadas em idosos a partir de 60 anos. Os profissionais que atuam na vacinação são orientados para manter rigoroso controle no atendimento, a fim de evitar que ocorram sobras.

Filas das sobras estão proibidas

A Secretaria de Saúde reitera que não há qualquer incentivo para que as pessoas fora da faixa etária determinada para a vacinação procurem os postos em busca do imunizante. Nos casos em que há sobras em frasco, os profissionais de saúde oferecem as doses a pessoas que estão acompanhando os idosos ou demais munícipes que estejam nas unidades de saúde para outros tratamentos (desde que tenham a partir de 60 anos).

A prefeitura não incentiva à procura porque não há garantia de atendimento neste caso. Nem sempre há sobras, e quando isso ocorre o número é reduzidíssimo, já que cada frasco oferece 10 doses.

Com o aumento do contágio e do número de vítimas da pandemia, alguns moradores com mais de 60 anos estão assustados e procurando os postos de saúde e os pontos de vacinação.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 62.766 casos confirmados, 60.594 curados, 91 hospitalizados na rede pública municipal de saúde, 514 em quarentena domiciliar, 91 óbitos em investigação e 1.567 óbitos confirmados.

Vacinação contra a Covid-19 em São Gonçalo (Foto/Divulgação)

A vacinação da primeira dose contra o coronavírus para idosos a partir de 73 anos continua neste sábado (27).

A Secretaria de Saúde também imuniza com a segunda dose da vacina CoronaVac, idosos e funcionários da saúde que têm mais de 21 dias de vacinados. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina CoronaVac aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.

Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que é de 12 semanas, e ainda não está disponível.

Acamados – Parentes e responsáveis por idosos acamados ou com mobilidade reduzida com mais de 79 anos podem fazer o cadastro por e-mail vacina.acamados.sg@gmail.com para que eles recebam o imunizante em casa.

Locais de vacinação, de segunda a sábado, das 8h às 17h

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

– Ginásio do Clube Mauá, Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro

– PAM Coelho

Pontos com drive-thru

– Campo do Clube Mauá, Centro

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves (somente drive-thru)

– Umpa Nova Cidade

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress