19.4 C
São Gonçalo
terça-feira, julho 16, 2024

SG: Cirurgia de vesícula guiada por vídeo volta a ser realizada no HLP

Foto: Divulgação

A cirurgia convencional de vesícula através de corte no abdômen ganhou uma aliada com a colecistectomia por videolaparoscopia no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto. A cirurgia é, popularmente falando, a retirada da vesícula – guiada por vídeo – através de pequenos furos na barriga. O método – que também já é usado no Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), em Lagoinha – voltou a ser realizado no HLP.

“A cirurgia tradicional – a colecistectomia aberta – que é feita através de um corte maior no abdômen, sempre foi realizada no HLP. No entanto, muitos pacientes dispensavam e preferiram aguardar a colecistectomia por videolaparoscopia, por ser menos invasiva. No entanto, a cirurgia tradicional continuará sendo realizada para agilizar a fila da Central de Regulação”, explicou a subsecretária de Urgência e Emergência, Bianca Serour.

O cálculo biliar, também conhecido como pedra na vesícula, é um problema bastante comum. E o procedimento cirúrgico serve para retirar as pedras ou a vesícula inteira de forma mais simples e rápida.

“É uma cirurgia minimamente invasiva que traz benefícios para o paciente, que terá menos dor e recuperação mais rápida. Isso também acarreta em menor tempo de permanência hospitalar e menor risco de infecções. São benefícios para o paciente e para a rede hospitalar”, disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Gleison Rocha.

Todos os procedimentos realizados no HLP são agendados através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Os gonçalenses que têm indicação para cirurgia eletiva devem procurar qualquer unidade de saúde para ser inserido no sistema da Central de Regulação. Aqueles que já estão inseridos no sistema devem manter os contatos telefônicos atualizados. As atualizações também podem ser feitas em qualquer unidade de saúde da rede municipal de São Gonçalo.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress