25.8 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

São Gonçalo terá núcleo da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio

Taiara Paiva, Aline Serra, Capitão Nelson, tenente coronel Rodrigo Werner, tenente coronel Fernando Rodrigues, Dr. André Vargas e o tenente Alexandre Fernandes. Foto: Divulgação

São Gonçalo receberá um Núcleo da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec), que vai promover cursos de capacitação para os funcionários da Defesa Civil municipal e, futuramente, para agentes comunitários que poderão atuar em suporte ao órgão.

O acordo para trazer o núcleo foi firmado na tarde de quinta-feira (4) entre o prefeito Capitão Nelson e representantes da Escola de Defesa Civil do Estado, da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps).

“São Gonçalo vai oferecer suporte e facilitará a realização desses cursos. É muito importante termos esse tipo de capacitação na cidade”, disse o prefeito.

Inicialmente serão realizados dois cursos de capacitação pela Esdec. O primeiro vai abordar estruturação, planejamento e aspectos legais da Defesa Civil, destinado à Defesa Civil municipal, e será realizado de 23 de março a 8 de abril. O segundo curso será destinado à formação de agentes comunitários, que vão atuar em Núcleos de Capacitação da Defesa Civil (Nudec), e ainda terá sua data de início definida.

A Esdec também vai oferecer cursos por demanda, baseados nas particularidades do município, como a atuação em áreas onde ocorrem alagamentos. Os cursos serão transmitidos de forma virtual para todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro.

“Nossa visão é que, nesse início de ciclo político nos municípios, precisamos dar suporte às prefeituras para estruturar suas defesas civis. Capacitar um ou dois profissionais não resolve. Precisamos dar ampla difusão ao conhecimento e garantir que muitas pessoas sejam capacitadas. As ferramentas digitais estão aí para facilitar esse processo”, disse o tenente coronel Rodrigo Werner, diretor da Esdec.

 

Núcleos de capacitação

Uma novidade para a Defesa Civil de São Gonçalo que foi debatida durante a reunião é a criação de 25 Núcleos de Capacitação da Defesa Civil (Nudec), que irão formar agentes comunitários na cidade, promovendo proximidade com os moradores e eficiência do trabalho da Defesa Civil em caso de ocorrências.

“Já estamos começando o trabalho de cadastro com esses líderes comunitários. A ideia é abrir 25 Nudecs, o mesmo número de sirenes de alerta na cidade. Cada comunidade com sirenes de alerta terá um núcleo da Defesa Civil coordenado por esses agentes”, disse o subsecretário de Defesa Civil, tenente coronel Fernando Rodrigues.

Também haverá capacitação a grupos comunitários que serão instruídos para orientar a forma que os moradores devem proceder em situações de emergência, levando todos moradores aos pontos de apoio.

“Esse tipo de capacitação é um ganho para a cidade, porque vai beneficiar diretamente a população de São Gonçalo”, disse a Aline Serra, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps). O Neps fomenta e organiza os suportes técnicos, tecnológicos, científicos, acadêmicos e administrativos das atividades desenvolvidas na área da educação em saúde pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil. Taiara Paiva, Aline Serra, Capitão Nelson, tenente coronel Rodrigo Werner, tenente coronel Fernando Rodrigues, Dr. André Vargas e o tenente Alexandre Fernandes.

Participaram da reunião o prefeito Capitão Nelson, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. André Vargas, o subsecretário de Defesa Civil, tenente coronel Fernando Rodrigues; representando a Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec), o diretor da unidade, tenente coronel Rodrigo Werner e o tenente Alexandre Fernandes; representando o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), a coordenadora Aline Serra e Taiara Paiva.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress