30.4 C
São Gonçalo
domingo, abril 28, 2024

São Gonçalo reduz intervalo para dose de reforço

A Prefeitura de São Gonçalo irá retorna com a vacinação na próxima segunda-feira (Foto: Divulgação)

A partir desta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, diminuiu o intervalo para aplicação da dose de reforço de cinco para quatro meses para todos com mais de 18 anos. Os imunossuprimidos também terão a dose de reforço respeitando o intervalo de quatro meses da dose adicional. Assim, este grupo terá quatro doses aplicadas.

A Secretaria vacina todos os gonçalenses com mais de 12 anos contra o coronavírus até a próxima quinta-feira (23). Na sexta-feira (24), véspera de Natal; e sábado (25), Natal, os pontos de vacinação não vão funcionar. A aplicação das vacinas será retomada na segunda-feira (27). São Gonçalo vacina neste período nas clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 21h; e em outros onze locais, das 8h às 17h. A Unidade Municipal de Pronto-atendimento (Umpa) de Nova Cidade não vacina mais contra o coronavírus.

Todos os locais têm o imunizante da Janssen. Ele está sendo aplicado nos gonçalenses com mais de 18 anos e que têm intervalo de mais de dois meses da dose única. As gestantes e puérperas que tomaram dose única da Janssen fazem o reforço com a Pfizer. A Semsa continua aplicando as outras vacinas contra o coronavírus em toda a população com mais de 12 anos com a primeira e segunda dose, está para quem tem intervalo de 21 dias.

A dose de reforço está disponível para todos com mais de 18 anos e que tenham tomado a segunda dose há mais de quatro meses. A dose adicional dos imunossuprimidos está sendo aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose. E a dose de reforço passa a ser aplicada naqueles que já tomaram a dose adicional há mais de quatro meses.

São Gonçalo realiza o intercâmbio de vacinas dependendo da necessidade e doses disponíveis em cada local de vacinação. Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress