23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Niterói: Campo de São Bento oferece serviços gratuitos para pets

A iniciativa vai oferecer aplicação de microchips em 100 cães e gatos, além de vacina antirrábica e orientações veterinárias

Campo de São Bento recebe Ação Animal com serviços gratuitos para pets
Campo de São Bento recebe Ação Animal com serviços gratuitos para pets
A iniciativa vai oferecer aplicação de microchips em 100 cães e gatos, além de vacina antirrábica e orientações veterinárias (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Niterói está realizando uma edição especial da Ação Animal neste sábado (27), no Campo de São Bento, em Icaraí. Das 9h às 13h, o evento oferecerá uma série de serviços gratuitos para pets, como aplicação de microchips em até 100 cães e gatos, além de vacina antirrábica e orientações veterinárias. A iniciativa é organizada pela Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (CEDA), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente do município.

O objetivo do evento é proporcionar cuidados de saúde e segurança para os bichinhos de estimação, além de combater o abandono de animais por meio da aplicação de microchips. Desde 2022, a CEDA e o Castramóvel já registraram mais de cinco mil pets no serviço, facilitando a identificação e devolução de animais perdidos para seus tutores.

Abril Azul: Artistas fazem mutirão de tatuagem em mães atípicas

O coordenador da CEDA, Marcelo Pereira, destaca que a aplicação do microchip é segura e indolor para os animais. “O procedimento é gratuito e não oferece contraindicações, durando toda a vida do pet. O dispositivo, do tamanho de um grão de arroz, é inserido com uma seringa especial, causando apenas uma leve sensação de picada, semelhante a uma vacina. Cada microchip possui um número único, facilitando a identificação do tutor em caso de perda do animal”, explica o coordenador.



continua depois da publicidade



Para acionar o microchip, é necessário um leitor especial, disponível no Centro de Castração de Animais Domésticos (CCPAD) e em clínicas veterinárias. Além do chip, a CEDA fornece uma medalha com um QR code para prender na coleira do animal. Caso o pet seja encontrado na rua, qualquer pessoa pode escanear o código e localizar o tutor.

Para participar da Ação Animal, os moradores de Niterói devem levar documentos pessoais, comprovante de residência e o pet para o local. O cadastro é feito na hora, e cada pessoa tem direito a uma vaga para microchipagem por CPF, limitada a 100 vagas.

Prefeitura de Niterói realiza pesquisa sobre segurança pública

Aqui estão os detalhes do evento:

Data: Sábado, 27 de abril de 2024
Horário: 9h às 13h
Local: Campo de São Bento, próximo à Administração do Campo
Endereço: Rua Lopes Trovão
Evento gratuito

A Prefeitura de Niterói convida todos os proprietários de pets para aproveitar esta oportunidade de cuidar dos bichinhos e receber orientações de profissionais especializados.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress