21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Maternidade em São Gonçalo promove aleitamento materno

Medida é eficaz no fortalecimento infantil

Maternidade de São Gonçalo estimula aleitamento materno
Maternidade de São Gonçalo estimula aleitamento materno
Equipes percorrem as enfermarias para orientar as mães (Foto: Julio Diniz)

A Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, São Gonçalo, está focada em promover o aleitamento materno entre as mães que deram à luz na unidade. Equipes formadas por pediatras, enfermeiros e técnicos percorrem diariamente as enfermarias para orientar as mães sobre a importância do leite materno e fornecer ensinamentos práticos para facilitar a amamentação. O objetivo é incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de idade.

A enfermeira Regina Carreira explicou que a equipe está disponível durante todo o dia para auxiliar as mães, esclarecendo dúvidas e oferecendo suporte. Ela destacou que muitas mães enfrentam desafios como fissuras no mamilo, pega incorreta, ou mesmo traumas psicológicos decorrentes de experiências anteriores. Por isso, a orientação e o estímulo são fundamentais para o sucesso da amamentação.

Maricá se prepara para celebrar o Dia Internacional da Dança

A dona de casa Kayllane da Silva Oliveira, 20 anos, que deu à luz seu primeiro filho, Ravi Emanuel, contou que teve dificuldade no início por ter um mamilo plano, mas foi orientada pela equipe sobre como posicionar o bebê para facilitar a amamentação. “Ela me mostrou como fazer e como colocar na posição para ajudar na respiração. E já está ajudando. Quando ele terminar de mamar, vou fazer a massagem para o bico não ficar machucado”, comentou Kayllane, acrescentando que a orientação foi essencial para continuar amamentando.

O leite materno é fundamental para a saúde do bebê e, além de ser o alimento mais completo, transmite anticorpos da mãe, ajudando a proteger a criança de doenças. A diretora médica da maternidade, Dr. Adriana Freire, ressaltou que a equipe faz o possível para evitar o uso de leite artificial como complemento. “Falamos da importância do leite materno como um alimento completo, que passa os anticorpos da mãe para a proteção da criança. É promoção para a qualidade de vida do bebê e da mãe, pois diminui as chances de aparecimento do câncer de mama e ajuda na recuperação materna no período pós-parto”, afirmou Dr. Adriana.



continua depois da publicidade



A dona de casa Yane Paixão de Carvalho, 22 anos, também recebeu ajuda da equipe após ter dificuldade com a amamentação. “Eu não estou sabendo amamentar. Por mais que seja a minha segunda filha, a primeira eu não amamentei porque faleceu novinha. Então, é uma experiência muito nova. Eu estou tentando dar de mamar e ela não está pegando de jeito nenhum. Preciso desse suporte”, disse Yane, enfatizando a importância do apoio para as mães.

Niterói celebra Dia de São Jorge com procissão na Cidade Sorriso

O secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha, reforçou o impacto positivo do aleitamento materno, ressaltando que crianças que mamam no peito têm mais saúde e menor risco de adoecer. “Por isso, fazemos questão de ter esses encontros de incentivo ao aleitamento na maternidade. Esse trabalho reflete em menos idas ao médico e internações”, concluiu ele.

Com ações como essa, a Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar busca fortalecer o vínculo entre mães e bebês, promover a saúde infantil e criar uma rede de apoio sólida para as puérperas.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress