20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, julho 18, 2024

São Gonçalo: Animais são castrados gratuitamente no Bandeirantes

Foto: Divulgação

A castração gratuita de cães e gatos em São Gonçalo segue a todo vapor. Depois da Trindade e do Barro Vermelho, nesta segunda-feira (29) teve início a castração de pets na Praça dos Bandeirantes. As cirurgias estão agendadas para ocorrer até o dia 2 de fevereiro. Os animais que estão sendo submetidos ao procedimento foram agendados na última semana. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo com o projeto Ellos CastraPet.

A castração gratuita no município é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Sóstenes Cavalcante, que visa o controle populacional de animais, assim como a conscientização da população em relação aos temas da causa animal.

A servidora pública federal Júlia Santos, de 26 anos, resgatou a cachorrinha Kaya, que tem 10 meses. Desde então, ela buscava castrar sua pet para evitar que a cadela tivesse filhotes ou doenças até que ela descobriu sobre o projeto.

“Eu acho esse tipo de iniciativa imprescindível! Eu soube da castração gratuita através do site da Prefeitura, que meu pai me mandou o link, e de amigos. A Kaya foi resgatada da rua, minha família já resgatou outros animais. Eu ia fazer a castração dela em uma clínica, mas, além do valor, eu estava apreensiva pela anestesia. Até que soube daqui e vim. Na palestra no dia do agendamento, eles já me acalmaram muito e eu senti confiança. Foi bem esclarecedor! Espero que o projeto volte ao município para que possamos castrar mais bichinhos que resgatamos”, afirmou ela, que mora no bairro Lagoinha.

As castrações são importantes também para evitar que o número de animais abandonados cresça em São Gonçalo. “Eu peguei a minha cadela Belinha, de 3 anos, quando ela era bebê. É uma ideia ótima! Acredito que essa iniciativa vai ajudar as cadelas a terem menos filhotes e, com isso, haverá menos animais abandonados nas ruas”, contou a agente de fiscalização Natália Cristina Lúcio, de 39 anos, moradora do Alcântara.

Outras datas para agendamento – Ao todo, quatro bairros receberam os castramóveis, sendo eles: Trindade, Barro Vermelho, Bandeirantes e Jardim Catarina.

As castrações no Barro Vermelho foram finalizadas, assim como os agendamentos. Já na Trindade, a ação será estendida por mais uma semana, com cirurgias entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, mas os animais que passarão pelo procedimento foram agendados previamente. No Bandeirantes, os animais também já foram agendados. Os procedimentos serão feitos entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro na Praça dos Bandeirantes.

Quem ainda quer aproveitar a chance para castrar seu animalzinho gratuitamente, será possível realizar o procedimento no Jardim Catarina. O agendamento da cirurgia será no dia 30 de janeiro, a partir das 9h, na Praça Jardim Catarina II, ou Praça da Rua I, e as castrações ocorrerão entre 5 e 9 de fevereiro no mesmo local.

É importante destacar que não haverá agendamento no dia das castrações. O agendamento será realizado apenas na data citada acima.

Regras para a castração – A castração é feita para cadelas e cães que tenham no mínimo três quilos e no máximo 20 quilos. Já os felinos precisam ter no mínimo um quilo e meio.

Também é um pré-requisito para a castração os animais terem entre seis meses e seis anos, não podem estar no cio, gestante e amamentando ou com leite. Os machos devem ter os dois testículos no saco escrotal. Os animais terão que fazer um jejum entre 8 e 12 horas antes do procedimento cirúrgico.

Para os caninos, a castração não será realizada nas raças: Boston Terrier, Boxer, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Chihuaua, ChowChow, Dogue de Bordeaux, Lhasa Apso, Maltês, Pequinês, Pug, Sharpei, Yorkshire, Shih Tzu. E para os felinos, não serão castrados aqueles que são persas e exóticos.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress