Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, vão anunciar nesta segunda-feira (22) uma série de medidas restritivas para os municípios.
As cidades devem publicar na terça-feira (23) um decreto conjunto com as determinações. Os prefeitos vão apresentar as medidas em uma entrevista coletiva marcada para 17h desta segunda em Niterói, onde as cidades fazem uma reunião virtual.
A decisão foi tomada após terminar sem acordo uma nova reunião entre Paes, Grael e o governador em exercício, Cláudio Castro, realizada no domingo (21) no Palácio Laranjeiras.
O governador e os prefeitos estão de acordo para a decretação de um “superferiadão” de dez dias no estado, mas, a restrição a ser aplicada durante esse período foi motivo de divergência no encontro e por isso não houve anúncio oficial.
“Esse (superferiadão) é uma de nossas medidas restritivas, mas nada ficou oficialmente decidido. Até a publicação no Diário Oficial podemos ter mudanças”, disse uma fonte ligada ao governador.
O encontro durou cerca de uma hora e terminou por volta de 11h10. Logo depois, os prefeitos Eduardo Paes e Axel Grael se reuniram com o secretariado na prefeitura do Rio, na Cidade Nova, para alinhar as decisões.
A principal proposta do governador é a criação de um feriado prolongado de dez dias, entre a próxima sexta-feira (26) e o domingo de Páscoa (04). A ideia foi bem recebida pelos prefeitos, até porque a possibilidade de antecipar feriados já havia sido levantada por Eduardo Paes.
No entanto, houve divergência sobre a necessidade de fechamento de setores não essenciais da econômica fluminense.
Além disso, os prefeitos esperavam regras mais duras para conter a disseminação da Covid-19 em meio ao agravamento da situação no estado.
Integrantes do encontro relataram que o clima ficou tenso entre Paes e Castro diante da resistência do governador.
A ideia de Cláudio Castro era o escalonamento do horário do expediente, com o funcionamento do comércio entre 8h e 17h e o setor de serviços entre 12h e 20h.
Já o horário de fechamento dos bares e restaurantes deveria variar entre 20h e 21h, assim como a capacidade de público nos shoppings, entre 30% e 50%. Já o fechamento ou não das praias e parques ficaria a cargo de cada município.
Essas propostas foram costuradas em uma reunião com representantes de setores produtivos, como supermercados, hotéis, bares e restaurantes, no último sábado (20).
Após o encontro, participantes disseram que o governador descartou a possibilidade de decretar lockdown mesmo com o “feriadão”.
Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e de Niterói, Axel Grael, concedem coletiva de imprensa nesta segunda-feira (22), às 17h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói.
Nesta manhã, os dois prefeitos participam de uma reunião virtual conjunta com os comitês científicos dos dois municípios.