23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Pronto Socorro de São Gonçalo ganha serviço de endoscopia

Pacientes internados no pronto socorro de São Gonçalo, localizado no bairro do Zé Garoto, não precisarão mais deixar a unidade para fazer um exame de endoscopia. Há duas semanas, a Insaúde, instituto que administra a única unidade de urgência e emergência que funciona no regime “porta aberta” no município, colocou em funcionamento o serviço, que pode identificar doenças como gastrite, úlcera gástrica ou duodenal ou ainda hérnia de hiato e refluxo. Anteriormente, os pacientes eram levados até o Hospital Luiz Palmier para fazer o procedimento.

 

“O exame na própria unidade nos garante um diagnóstico mais rápido e consequentemente um tratamento também. O diagnóstico rápido garante ainda menos tempo de internação. O paciente pode ser medicado, estabilizado e continuar o tratamento em casa. Isso faz parte do processo de atendimento humanizado que o pronto socorro está realizando junto à população”, explicou o diretor médico da unidade, Renato Sueth.

 

Sueth explica ainda como o exame é realizado. “A endoscopia digestiva alta é um exame no qual um fino tubo, chamado endoscópio, é introduzido através da boca até ao estômago, para permitir observar as paredes de órgãos como o esôfago, o estômago e o início do intestino. Assim, é um exame muito utilizado para tentar identificar uma causa para algum desconforto abdominal que dura há muito tempo, com sintomas como dor, náusea, vômitos, queimação, refluxo ou dificuldade para engolir, por exemplo”.

 

O médico garantiu que, além disso, durante a endoscopia também é possível fazer uma biópsia, na qual um pequeno pedaço do órgão é retirado e enviado para análise em laboratório, auxiliando no diagnóstico de problemas mais graves como infecção por H. pylori ou câncer.

 

 

Com fortes dores abdominais, o mecânico Francisco Ribeiro de Menezes, de 45 anos, deu entrada no pronto socorro na última terça-feira. Após ser medicado e estabilizado, passou pelo exame de endoscopia que identificou um úlcera gástrica. “O atendimento foi muito rápido. A dor e a queimação no estomago eram horríveis. Estava desesperado. Só tenho a elogiar o atendimento”.

 

 

A direção da Insaúde está instalado ainda um aparelho que ultrassom na unidade. O exame também faz parte do processo de humanização que o instituto está implantando no pronto socorro Central, localizado no bairro do Zé Garoto.

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress