24.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 5, 2024

Por conta do frio, São Gonçalo intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua

Dois locais foram disponibilizados em Alcântara e nesse período de frio intenso vão servir como alojamento (Foto: Marcelo Tavares)

Por conta da intensa frente fria que chegou no município na tarde de quarta-feira (28), a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Assistência Social, está ampliando o acolhimento para pessoas em situação de rua.

A partir da noite desta quinta (29), o município conta com dois pontos de acolhimentos provisórios, frutos de uma parceria com a sociedade civil que, de forma voluntária, disponibilizou os espaços. Inicialmente, a ideia é que as pessoas fiquem abrigadas até a manhã de domingo. Os locais são a Assembleia de Deus Central (Rua Alfredo Backer, 416, Alcântara) e Nova Unção (Rua Alfredo Backer, 536, Alcântara).

Veículos da Assistência Social irão percorrer os locais críticos da cidade para realizar a busca das pessoas em situação de rua. Durante o acolhimento, serão oferecidos café da manhã, almoço e jantar, além de uma área para dormir com cobertores. Caso a frente fria se prolongue, a Assistência Social seguirá com a ação. São Gonçalo conta com dois pontos de acolhimentos fixos: o Albergue da Misericórdia e o Centro de Acolhimento Social Gonçalense, ambos no bairro Vista Alegre. O primeiro conta com vagas disponíveis.

Desde o início do ano, a secretaria vem desenvolvendo ações de abordagens noturnas em São Gonçalo, com o objetivo de resguardar a integridade de toda a população e, em especial, das pessoas que vivem em vulnerabilidade social.

O vereador pelo PcdoB, Romário Régis, chegou a solicitar a iniciativa ao secretário de Assistência Social do município, Edinaldo Basílio: “Estamos diante de uma massa de ar frio muito forte. Garantir o mínimo para essas pessoas é fundamental. Tanto o centro da cidade, quanto Alcântara precisam desse espaço durante esse período de frio”, disse.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress