Policiais civis da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) prenderam, na quarta-feira (05), um homem apontado como o principal fornecedor de armas e munições para a principal facção criminosa de tráfico de drogas do Rio de Janeiro. Ele foi localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Apesar do envolvimento com a organização, publicamente ele se passava por latifundiário e negociador de cavalos de hipismo. O acusado morava em um condomínio de luxo, no mesmo bairro, e levava uma vida de ostentação.
O homem tinha um mandado de prisão pelos crimes de estelionato e receptação e foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Segundo os agentes, ele tem extensa ficha criminal e responde pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, estelionato, receptação, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito e roubo qualificado.
A Polícia interceptou o acusado quando este estava com um veículo avaliado em mais de R$ 150 mil. O Núcleo de Inteligência da DHNSG apurou que este carro seria de propriedade da cunhada de “Marcinho VP”, principal líder da organização criminosa e atualmente preso no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.
Investigações apontam que, por trás da imagem de um latifundiário bem sucedido, existia um traficante que articulava a compra de munições vindas dos Estados Unidos para as comunidades dominadas pela facção criminosa (CV). Ele seria o principal fornecedor de armas desta organização, tendo ligação estreita com o próprio “Marcinho VP”.